Jornal Diário do Nordeste-Às ordens do vento


Kitesurfistas de todo o mundo encontram no Cumbuco o lugar dos sonhos para praticar o "Downwind"

Na aventura radical deste domingo, você vai acompanhar um típico programa para quem pratica kitesurf, o Downwind e conhecer mais um paraíso incrustado no litoral cearense, a apenas 40 Km de Fortaleza.

Nossa aventura começou na divisa entre as praias do Icaraí e da Tabuba, na lagoa formada pela barra do rio que separa essas duas praias. Diariamente, dezenas de kitesurfistas vão para lá velejar em suas águas mornas e calmas. Mas, nosso objetivo não era ficar por ali. O local foi o escolhido por ter um bom acesso à praia e por ser um lugar seguro para montar e decolar os kites, operação que exige além de muita atenção, um terreno plano, sem galhos, árvores ou fios e postes de iluminação em um raio de pelo menos 30m.

Após montar o equipamento, nosso guia, Bruno Correira, junto com sua aluna, a holandesa Nina Elise, iniciaram o que os kitesurfistas chamam de Downwind, que literalmente é o mesmo que velejar ao sabor dos ventos, partindo de uma praia em direção a outra, sempre "descendo" no sentido leste/oeste.

Esperamos os aventureiros sumirem de nossas vistas e fomos reencontrá-los logo depois da Praia do Cumbuco. Como no trecho entre essas praias é proibido o trânsito de veículos, não poderíamos acompanhá-los pela praia. Lá, esperamos por cerca de dez minutos até que a dupla apareceu e fomos os seguindo pela praia, dividindo a atenção entre eles e a paisagem exuberante do litoral das praias do Cumbuco e Cauype.

Choque

Contudo, a essência deste esporte vai muito além da contemplação de cartões-postais naturais. Mas isso, eu só compreenderia quando chegasse ao destino final, a Lagoa do Cauype.

Lá chegando, tomei um verdadeiro choque. A beleza inebriante do lugar é algo surreal. A paisagem composta por uma lagoa com cerca de 1,0m de profundidade, rodeada de dunas, vegetação e simpáticas barraquinhas é no mínimo espetacular. "Fui a vários países da América Latina. Chile, Peru, Argentina, entre outros. Aqui é o melhor lugar do mundo, tanto para o kitesurf, quanto para quem quer conhecer lugares emoldurados por algumas das paisagens mais lindas do mundo", afirmou a holandesa Nina.

Quanto a mim, não poderia sair dali sem antes tentar dar uma voltinha de kite. Fui tomar uma aula com o instrutor Ricardo Lehmamm, o Fofão.

No fim, após quase enroscar a minha pipa na de outro velejador, tudo terminou bem e pude constatar que, assim como muitos me falam, o kitesurf é um esporte relativamente fácil de aprender. Algo quase intuitivo. Mas qualquer desatenção pode trazer graves consequências. Por isso, ao tomar aulas de kitesurf, é bom procurar profissionais habilitados.
Saiba Mais

Ceará em foco

O Estado é conhecidos internacionalmente por abrigar locais onde se venta durante todo o dia e por possuir várias locações que já estão sendo vistas como grandes estações para a prática do esporte

Diferenciais

A grande extensão de praia limpa - isto é, sem obstáculos naturais ou artificiais -, a boa infraestrutura, a ausência de tubarões, a não existência de pedras na praia e no mar, o calor da água, o razoável baixo custo, entre outros, tudo isso tem colocado o Ceará na rota dos lugares mais cobiçados por velejadores

Estrutura

Qualquer pessoa pode aprender o Kitesurf. É um esporte relativamente fácil desde que seja ensinado por um profissional habilitado. No Ceará e no Nordeste, existem boas escolas, com profissionais preparados para iniciar qualquer pessoa no kite com didática específica e total segurança

HISTÓRIA DE UM ÍDOLO
Como um conto de fadas

A Barra do Cauype é o pano de fundo perfeito para uma história de superação e um pouco de sorte, digna de um grande atleta. E foi justamente o que encontramos quando nos deparamos com Evandro da Silva, um dos destaques do Super Kite 2011, evento internacional realizado na Praia do Cumbuco no fim de semana passado.

Evandro é um exemplo vivo da verdadeira essência do kitesurf. Nascido e criado às margens da lagoa, viu, ainda criança, os primeiros kitesurfistas chegarem ao Cauype, transformando para sempre a paisagem e a história daquele vilarejo.
Inspiração

Inspirado no primo, Alexandre Goiaba, o primeiro nativo a dominar o esporte, Evandro, ainda com 13 anos, teve o contato inicial com as pipas, que pareciam indomáveis, como ele mesmo afirmou: "aprender a andar naquelas pipas parecia algo impossível".

Desde então, foi apenas um pulo até ele se tornar um ídolo respeitado e mundialmente conhecido.

"Na primeira vez que fiz uma viagem internacional fui para Cabarete, na República Dominicana, Mar do Caribe. Parecia não acreditar onde o kite tinha me levado", declarou Evandro emocionado.

"Sinceramente, nem sei o que seria da minha vida se não fosse o kite. Hoje, eu tenho um patrocinador, um salário mensal e sou muito feliz. Posso dizer que tenho a vida que pedi a Deus. Só não venham me falar em sair do Cauype. Nunca vou deixar minha lagoa", finalizou.

É fabuloso acompanhar os rumos que a vida deste legítimo sertanejo tomou. De um garoto sem perspectiva a ídolo que não renega suas origens e não pretende se afastar do ninho.


GEORGE NORONHA
ESPECIAL PARA O JOGADA

Diário do Nordeste: CE quer atrair turistas de esporte e aventura

Além das belezas naturais, trade tem interesse em saber sobre a distância, artesanato e culinária

Londres. O sol e as águas mornas da costa cearense possuem um valor inestimável. Se os visitantes de outros estados brasileiros já são atraídos pelo clima diferenciado no litoral do Estado, para o estrangeiro de países europeus, onde o frio e os dias cinzentos são comuns, é uma oportunidade ímpar desfrutar dessas belezas naturais. É o que atesta Manuela Oliveira, que promove a divulgação do destino Ceará junto a operadores e agentes de viagem, na World Travel Market (WTM), feira de turismo que acontece em Londres até amanhã.

"Além das belezas naturais, o trade turístico quer saber das distâncias até o destino, tempo de voo, conhecer o roteiro gastronômico e o artesanato", comenta Manuela, destacando que o turismo esportivo e de aventura também são procurados, com os ventos que favorecem à prática do kitesurf atraindo novos visitantes às praias cearenses, sobretudo o Cumbuco.

E é apoiado no investimento na divulgação que o Estado deve encerrar este ano tendo recebido 2,8 milhões de turistas, sendo 2,57 milhões do mercado doméstico e 224 mil estrangeiros. Segundo o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, o setor experimenta um crescimento sustentado desde 2009 e aponta para números mais positivos até chegar 2014, quando o total deverá bater 3,2 milhões de visitantes.

A interiorização do turismo, apontando novas áreas a serem exploradas nas serras e sertão é uma aposta que continua, mas os novos equipamentos para fortalecimento e atração de visitantes internacionais, como os aeroportos de Aracati e Jericoacoara, são o foco atual dos investimentos, ressalta Maia. Lembra ainda que o turismo de negócios, a partir da operação do Centro de Eventos, inclusive com captação de feiras internacionais, alavancará a atividade.






Alta estação

Sobre a próxima estação de férias, o secretário afirma que o Estado deve apresentar alta entre 9% a 11% no número de turistas que entram por Fortaleza. Ele considera, o que chama de "altíssima temporada", o período a partir de 25 de dezembro até depois do Carnaval, quando ocorre a maior afluência de visitantes. * A jornalista viajou a convite da Setur

CONFERÊNCIA
Estado e BID vão debater os impactos do setor

Sem avanços significativos na atração de grandes empreendimentos para o Ceará, o governo do Estado volta a apostar, em tempos de Copa do Mundo, no turismo como forma de incentivar a criação de mais empregos a geração de renda. No sentido de debater as oportunidades do setor, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o governo de Ceará e a Organização Mundial do Turismo (OMT), realizarão nos dias 28 e 29 próximos, em Fortaleza, a conferência "O turismo como indutor do desenvolvimento econômico, da inclusão social e da integração regional".

O objetivo do evento é reunir especialistas nacionais e internacionais para tratar do impacto econômico que o desenvolvimento de ações no setor de turismo possa desencadear nas cidade e nos Estados brasileiros. Para o encontro, estão sendo esperados o Presidente do BID, Luis Alberto Moreno e o Secretário Geral da OMT, Taleb Rifai, além de governadores Estaduais, dirigentes e representantes de entidades ligadas ao setor.
Cooperação

Outra proposta da conferência é reforçar a cooperação técnica e financeira entre as instituições participantes, a partir de reuniões bilaterais e multilaterais para fortalecer estratégias conjuntas de desenvolvimento de políticas no setor turístico.

REGINA CARVALHO
EDITORA
Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Jornal O Povo: Victor Adamo vence no Race do Superkite Brasil; Alex Pastor fatura o Freestyle

Portal Esportes O POVO

O paulista Victor Adamo “Pimpolho” se deu bem e garantiu o primeiro lugar na modalidade Race do Superkite Brasil 2011, disputada neste domingo (6), na praia do Cumbuco. Os paraibanos Wilson Veloso “Bodete” e Ricardo Dutra “Kaká” ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares. Roberto Veiga “Pulga”, de Santa Catarina, ficou em quarto.

No feminino, outro destaque da Paraíba. Nayara Licarião garantiu o título de tricampeã consecutiva do Superkite Brasil.

No Freestyle, os cearenses, que possuem fama nacional na modalidade, dominaram boa parte das baterias. Porém, o espanhol Alex Pastor foi quem acabou levando o primeiro lugar. O segundo ficou para Thomás Teixeira e o terceiro para Evandro Silva e Ivanildo Fernandes, naturais do Cumbuco.

“A bateria foi muito boa. Venho treinando há duas semanas no Cumbuco e tive um bom resultado, alcançando meu maior nível. Estou muito feliz!”, disse o espanhol Alex Pastor, que todo ano vem treinar no Brasil.


Da esquerda para a direita: Tomas Teixeira,Alex Pastor,Evandro Silva e Ivanildo Fernandes

Corrida amadora

O domingo contou ainda com a corrida amadora, Race For Fun, uma competição
aberta em que participaram atletas amadores e profissionais. Os três primeiros lugares ficaram para os cearenses Evandro Silva, Bruno Corrêa e Antônio Geilano.

O Superkite Brasil 2011 trouxe também este ano a inédita prova Surf Jam, uma sessão organizada de freesurf entre 24. A prova contou com grandes nomes do kitesurf nacional einternacional, tendo como destaques os atletas o australiano Ben Wilson, atleta que surfou a maior onda do kitesurf do mundo, e os californianos Ian Alldredge e Patrick Rebstock.
Da esquerda para a direita: Wilson Veloso “Bodete”,Victor Adamo “Pimpolho e ”Ricardo Dutra “Kaká”

Fonte:Jornal O Povo

Jornal Diário do Nordeste - Ceará é destaque no Superkite Brasil

A adrenalina tomou conta da praia do Cumbuco ontem na final das modalidades Freestyle e Race do Superkite Brasil 2011. O Ceará foi destaque na corrida amadora, Race For Fun, que teve os três primeiros lugares do pódio ocupados por atletas locais: Evandro Silva, Bruno Corrêa e Antônio Geilano foram os campeões respectivamente.

O dia começou com vento forte e velocidade acelerada nas disputas no Race profissional. Depois de uma "briga" acirrada entre quatro atletas, o paulista Victor Adamo "Pimpolho" acabou levando o primeiro lugar.

Já no feminino, outro destaque da Paraíba. Nayara Licarião garantiu o título de tricampeã consecutiva do Superkite Brasil. Estefânia Rosa foi a cearense com melhor colocação, ficando em terceiro. Em seguida foi a vez das competições do Freestyle. Os atletas entraram com força total em busca do título e deram um show de manobras para o público presente.

Foto: Milena Lima

Apesar dos cearenses terem dominado boa parte das baterias e possuirem fama nacional na modalidade, o espanhol Alex Pastor foi quem acabou levando o primeiro lugar. O segundo ficou para Thomás Teixeira e o terceiro para Evandro Silva e Ivanildo Fernandes, naturais do Cumbuco.

Surf Jam

O Superkite Brasil 2011 trouxe também este ano a inédita prova Surf Jam, uma sessão organizada de freesurf entre 24 convidados, que tiveram a liberdade de demonstrar suas habilidades. A prova contou com grandes nomes do kitesurf nacional e internacional, tendo como destaques os atletas o australiano Ben Wilson, atleta que surfou a maior onda do kitesurf do mundo, e os californianos Ian Alldredge e Patrick Rebstock.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Jornal O Povo - SuperKite Cumbuco

Comprovando que realmente o cearense é antes de tudo um forte vemos ai o exemplo da nossa campeã cearense, Estefânia , que aparece na foto com seu marido e treinador David. Ela conseguiu com muita garra derrotar duas renomadas europeias neste esporte considerados um dos mais radicais do mundo. Parabéns.

KiteSurf é um esporte aquático que utiliza uma pipa e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. A pessoa, com a pipa presa à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge a pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajeto e realizar saltos incríveis. Este esporte, relativamente recente, encontra-se no momento com grande popularidade e uma prática crescente no Brasil, em Portugal e no mundo.

O kitesurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux mas apenas atingiu alguma popularidade em meados da década de 1990.

O nome resulta da junção de duas palavras inglesas: “Kite“, que significa pipa e “Surf“, do verbo inglês “to surf“, que significa “navegar”.

Fonte: Jornal O Povo
Link:http://blog.opovo.com.br/asaseflaps/mundial-de-kitesurf-no-cumbuco-versao-2011-um-show-de-cores-e-coragem-em-um-esporte-para-la-de-radical/

Conheça os campeões da Copa Troller Nordeste 2011

Após belas paisagens, praias e dunas, Cumbuco (CE) premiou ontem (6) os campeões da temporada 2011 da Copa Troller Nordeste. Pilotos do Ceará e Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba subiram ao pódio e se consagraram como grandes vencedores.

Cerca de 80 equipes das categorias Master, Graduados, Turismo e Expedition, da etapa decisiva da Copa Troller Nordeste, enfrentam ótimos desafios: foram três provas realizadas nas regiões de Cumbuco e Paracuru, envolvendo trechos com dunas, estrada em loteamento, areia e navegação o tempo todo.

O forte calor com mais de 32 graus não atrapalhou a disputa do título que seguiu pelas trilhas num percurso de 100km navegáveis, proporcionando uma final de campeonato de primeira, numa disputa acirradíssima para fechar a temporada de 2011.


Confira:

Máster

01 - Augusto César Amorim Roma/ Eduardo Aragão Albuquerque Filho
02 - Terêncio Félix/ Bruno Danntas Santos
03 - Kwong Yiu Fai/ Rômulo de Medeiros Irne
04 - Fernando Antonio Silva Gomes/ Amarino Duarte da Costa
05 - Rodrigo Roma/ Ricardo Lemos

Graduados

01 - Romulo Sousa Silva/ Vinicius Sousa Silva
02 - José Augusto Sá Neto/ Jeferson Moura Neto
03 - Paulo Rogério Gomes Coelho/ Cristovam Coelho Neto
04 - Rogério Almeida/ Silvio Mota
05 - Tennyson Brito Holder/ José Eriberto da Rocha Junior

Turismo

01 - Rodrigo Caio Silva/ Amon-ha Delfino
02 - Adolfo Bruno Ferrer Bezerra de Menezes/ Mariana Cantidio Mota
03 - Agripino Elias Gomes de Araújo/ André Elias Carvalho de Araújo
04 - Alecxandre José David Cerqueira/ Rodrigo Gondim
05 - Luiz Ivan de Lima Matos/ Fernando Bruno Holanda Caminha

Expedition

01 - Roger Sales de Castro/ Aristóteles Neto
02 - Igor Carneiro Rodrigues/ Paulo Victor Gomes
03 - Samuel Soares Martins/ Gustavo Monteiro Monasterio
04 - Fernando Pereira dos Santos/ Diego Coelho dos Santos
05 - Luiz Cordeiro Leitão Neto/ Eduardo Henrique