Diário do Nordeste: CE quer atrair turistas de esporte e aventura

Além das belezas naturais, trade tem interesse em saber sobre a distância, artesanato e culinária

Londres. O sol e as águas mornas da costa cearense possuem um valor inestimável. Se os visitantes de outros estados brasileiros já são atraídos pelo clima diferenciado no litoral do Estado, para o estrangeiro de países europeus, onde o frio e os dias cinzentos são comuns, é uma oportunidade ímpar desfrutar dessas belezas naturais. É o que atesta Manuela Oliveira, que promove a divulgação do destino Ceará junto a operadores e agentes de viagem, na World Travel Market (WTM), feira de turismo que acontece em Londres até amanhã.

"Além das belezas naturais, o trade turístico quer saber das distâncias até o destino, tempo de voo, conhecer o roteiro gastronômico e o artesanato", comenta Manuela, destacando que o turismo esportivo e de aventura também são procurados, com os ventos que favorecem à prática do kitesurf atraindo novos visitantes às praias cearenses, sobretudo o Cumbuco.

E é apoiado no investimento na divulgação que o Estado deve encerrar este ano tendo recebido 2,8 milhões de turistas, sendo 2,57 milhões do mercado doméstico e 224 mil estrangeiros. Segundo o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, o setor experimenta um crescimento sustentado desde 2009 e aponta para números mais positivos até chegar 2014, quando o total deverá bater 3,2 milhões de visitantes.

A interiorização do turismo, apontando novas áreas a serem exploradas nas serras e sertão é uma aposta que continua, mas os novos equipamentos para fortalecimento e atração de visitantes internacionais, como os aeroportos de Aracati e Jericoacoara, são o foco atual dos investimentos, ressalta Maia. Lembra ainda que o turismo de negócios, a partir da operação do Centro de Eventos, inclusive com captação de feiras internacionais, alavancará a atividade.






Alta estação

Sobre a próxima estação de férias, o secretário afirma que o Estado deve apresentar alta entre 9% a 11% no número de turistas que entram por Fortaleza. Ele considera, o que chama de "altíssima temporada", o período a partir de 25 de dezembro até depois do Carnaval, quando ocorre a maior afluência de visitantes. * A jornalista viajou a convite da Setur

CONFERÊNCIA
Estado e BID vão debater os impactos do setor

Sem avanços significativos na atração de grandes empreendimentos para o Ceará, o governo do Estado volta a apostar, em tempos de Copa do Mundo, no turismo como forma de incentivar a criação de mais empregos a geração de renda. No sentido de debater as oportunidades do setor, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o governo de Ceará e a Organização Mundial do Turismo (OMT), realizarão nos dias 28 e 29 próximos, em Fortaleza, a conferência "O turismo como indutor do desenvolvimento econômico, da inclusão social e da integração regional".

O objetivo do evento é reunir especialistas nacionais e internacionais para tratar do impacto econômico que o desenvolvimento de ações no setor de turismo possa desencadear nas cidade e nos Estados brasileiros. Para o encontro, estão sendo esperados o Presidente do BID, Luis Alberto Moreno e o Secretário Geral da OMT, Taleb Rifai, além de governadores Estaduais, dirigentes e representantes de entidades ligadas ao setor.
Cooperação

Outra proposta da conferência é reforçar a cooperação técnica e financeira entre as instituições participantes, a partir de reuniões bilaterais e multilaterais para fortalecer estratégias conjuntas de desenvolvimento de políticas no setor turístico.

REGINA CARVALHO
EDITORA
Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário