Considerado o Havaí do Nordeste por seus ventos, a Vila de pescadores vem atraindo esportistas de todo o mundo para competições.
Sol, Vento e ondas fortes são os elementos geográficos encontrados no Cumbuco que fazem com que a vila de pescadores entre na rota internacional da prática de esportes radicais. Distante 32 km a Oeste de Fortaleza, o Cumbuco vem se destacando no cenário para a prática de Kitesurf, esporte que adiciona elementos da vela com o surf, além de outros esportes que necessitam das condições do vento. A praia ainda se destaca pela segurança para os esportistas, pois a rota do vento nos meses do segundo semestre são estáveis com direção definida apresentando pouca variação, facilitando o resgate em caso de acidentes.
Manobras radicais, práticas esportivas e belas cenas podem ser observadas ao longo de todo o dia na praia que conta com associações especializadas para dar aulas para visitantes. No valor de R$ 700,00 10h/aulas os aventureiros podem se iniciar no esporte. Segundo Iago Soares, monitor de Kitesurf, para curtir o esporte necessita-se no mínimo de 20horas aulas, podendo se aventurar pessoas a partir de 11 anos sem idade limite apenas determinação para curtir o que de bom o esporte tem a oferecer.
Neste ano, a praia do Cumbuco já sediou o Campeonato Cearense de kitesurf, o superkitesurf e o Circuito Brasileiro. Representando o Estado, alguns nomes já se destacam em duas categorias. A primeira corresponde ao estilo freestyle, que consiste em manobras, com destaque para os cearenses Eudázio da Silva, Tomás Teixeira e Evandro Silva entre os melhores do mundo. Representando o estilo Kitesurf Wiki, praticado sobre as ondas com prancha, dos 10 melhores brasileiros, o Ceará possui 5 representantes Célio Beleza, Higon Maia, Gustavo Florest, Higor Bordovsk e Bruno Bordovosk.
Para o Coordenador da Associação de Kitesurf, Humberto Ary, o esporte na região vem sendo considerado não só como um exercício saudável, mas uma oportunidade de trabalhar com a inclusão social dos adolescentes da área. Para tanto o grupo mantém o projeto “Ceará Estação Kite” que utiliza o Kitesurf e a natureza para atrair os jovens para a prática “Agimos através dos nossos recursos naturais para fomentar um engajamento no esporte dos jovens além de desenvolver o Cumbuco no setor turístico” afirma Humberto.
Infraestrutura
Aos poucos, a pequena vila de pescadores vai se transformando em um complexo turístico para receber os que se aventuram. Já são mais de 40 pousadas e hotéis além de uma gastronomia internacional disponibilizando em torno de 20 restaurantes com especialidades diversas: italiana, francesa, alemã e regional entre outras. À noite, o visitante pode conferir luais e baladas dances com bares com todos os estilos.
Fonte:Blog de Jornalismo on Line da Faculdades Cearenses
Link:https://blogdajor72.wordpress.com/2011/12/16/materia-cumbuco-na-rota-do-kitesurf/
Nenhum comentário:
Postar um comentário