HOTÉIS LUCRAM Capital projeta receber 136 mil no Carnaval

A partir desta sexta-feira (17) até o próximo domingo (26), a Secretaria de Turismo do Estado (Setur/CE) estima um fluxo de pelo menos 136 mil visitantes que devem chegar ao Ceará via Fortaleza para curtir as atrações do Carnaval cearense.

Os roteiros desses turistas incluem além da Capital, praias do Litoral Leste como Iguape, Morro Branco, Canoa Quebrada e do Oeste como Cumbuco, Taíba, Paracuru, Flecheiras e Jericoacoara. Por conta do já tradicional festival de Jazz e Blues, a Serra de Guaramiranga também deve ser procurada pelos turistas.

Ocupação

Neste ano, hotéis e pousadas de Fortaleza comemoram a expectativa de ocupação de até 100% durante o período.

De acordo com o presidente da Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo do Ceará (AMHT-CE), entidade que congrega estabelecimentos de pequeno e médio porte, existem associados que já não tem mais vagas desde o início do mês.
Hotéis de maior porte

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Estado (Abih-CE), que contempla unidades de maior tamanho, estima taxa um pouco menor.

"Durante o período do Carnaval, devemos registrar uma ocupação de 94% na rede hoteleira da capital. Em igual período de 2011, o índice havia ficado em 89%", afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Ceará (Abih/CE), Régis Medeiros. A Capital tem se consolidado como um forte ponto de turismo de descanso. A badalação fica por conta de outras cidades litorâneas.

Lotação

100 por cento é a ocupação de alguns hotéis de pequeno porte em Fortaleza para o Carnaval. Nos maiores, taxa também é considerada positiva: 94%

Projetos do litoral Oeste previstos para 2º semestre

Recursos da ordem de US$ 160 milhões serão acrescidos ao Prodetur Nacional (Programa de Desenvolvimento do Turismo) para serem aplicados na realização de benfeitorias no Litoral Oeste cearense. Os projetos que contemplam 12 municípios foram apresentados durante reunião na tarde de ontem, na Secretaria de Turismo do Estado (Setur), com representantes das cidades que serão contempladas com os investimentos.

Batizado como Programa de Valorização da Infraestrutura Turística, a ação envolve melhoria de infraestrutura, qualificação profissional e empresarial, zoneamento e proteção de recursos naturais, ações de financiamento e estruturação de arranjos produtivos locais (APLs), além da recuperação de patrimônios históricos.

Somente em infraestrutura, serão feitas 17 intervenções urbanísticas e uma medida corretiva que será aplicada na duna da Lagoinha.

Além disso, os recursos anunciados também serão destinados à duplicação da CE - 085 no trecho Fortaleza/Paracuru (já em licitação), ao Aeroporto de Jericoacoara (situado no município de Cruz) e ao saneamento de praias como Flecheiras, Taíba e Lagoinha.

Captado com a CAF (Confederação Andina de Fomento), o crédito adicional ao Prodetur - que contará com cerca de US$ 48 milhões de contrapartida do Estado - deve começar a ser aplicado somente no segundo semestre deste ano.
Avaliação

Isto porque cada projeto ainda precisa passar por avaliação do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), retornando em seguida para a Setur/CE e depois sendo liberado para ser licitado. "Os projetos já estão prontos para licitação. Falta apenas que a parte técnica seja checada. Já podemos até iniciar as obras. E depois de firmado o contrato, a CAF vai nos reembolsar", afirmou o titular da pasta de Turismo, Bismarck Maia.

Desenvolvimento

"É nosso interesse fazer com que tudo ande o mais rapidamente possível. Essas intervenções foram amplamente discutidas com os gestores municipais e representantes de organizações e da população. A partir desses investimentos a realidade turística será outra, teremos um crescimento sustentável", completou o secretário.

Missão oficial da CAF já havia estado em Fortaleza, em janeiro, para validar a necessidade dos projetos apresentados. Entre os municípios que serão contemplados com os recursos estão Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Amontada, Itarema, Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Barroquinha.

Expectativa

Animado, o prefeito de Cruz, Jonas Muniz, acredita que os recursos trarão desenvolvimento, no entanto salienta que isso é apenas uma espécie de "pontapé". "Porque é preciso que os próximos governos que ainda virão também deem continuidade a política de investimentos", afirmou o gestor. Na cidade que administra está sendo encravado o Aeroporto Internacional do Polo de Jericoacoara, um dos projetos que deve demandar o maior volume dentre a cifra assegurada. Em Cruz, a população alcança 23 mil habitantes.

Municípios

12 localidades serão contempladas com os recursos: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Itarema, Acaraú, Cruz, Jijoca, Camocim e Barroquinha.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1105734

Nenhum comentário:

Postar um comentário