Diário do Nordeste:Reveillon- Serviço ampliado por operadoras na Praia do Cumbuco

Para atender o tradicional aumento de ligações e mensagens (SMS) na telefonia móvel durante este fim de semana de Ano Novo, as quatro operadoras que atuam no Ceará garantem ampliação da cobertura.

A OI afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que vai ampliar a cobertura de telefonia móvel no réveillon de Fortaleza, em pontos onde está prevista a concentração de pessoas para a festa da virada do ano. "A OI vai ativar uma estação radiobase móvel na Praia de Iracema, e ampliar a capacidade de tráfego também no Conjunto Ceará, Messejana e Cumbuco".

A TIM informou que toma providências para aumentar a capacidade de seu sistema, especialmente em áreas de grande concentração popular, e reforça as suas equipes de plantão com objetivo de garantir a disponibilidade do serviço.


Monitoramento

A Vivo garante que reforçou toda a estrutura de rede e sistemas do serviço móvel para prevenir gargalos sazonais, como os que ocorrem ao longo do período das comemorações do Natal e do Réveillon. "O esquema preventivo inclui maior disponibilidade de técnicos para atuar nos eixos rodoviários", afirma em nota, divulgada por sua assessoria de imprensa. "Devido ao grande número de pessoas se comunicando com parentes que estão perto e longe, a rede móvel registra um aumento significativo de tráfego nas noites de Natal e Ano Novo, em comparação a outros feriados do ano. Por conta disso, as equipes de monitoramento são reforçadas para estarem prontas para remanejamento de rotas e outras ações nos casos de eventuais congestionamento".

A empresa faz também o acompanhamento intensivo das ligações feitas com o 15, código da operadora para ligações de longa distância nacionais e internacionais, de modo a evitar qualquer tipo de falha. O trabalho envolve uma configuração de rede que garante rotas exclusivas para o tráfego mesmo fora do Ceará e do País.

A Claro informou que investe constantemente em qualidade e expansão de sua rede. "A operadora reforça seu compromisso em oferecer sempre a melhor cobertura e qualidade de atendimento para seus clientes", diz a empresa por meio de nota de sua assessoria de imprensa.

Recentemente, a Claro lançou o 3G+, termo usado para denominar de forma mais simples a tecnologia HSPA+ (High Speed Packet Access), que permite atingir velocidades de navegação até três vezes superior à obtida atualmente.

Fonte: Diário do Nordeste


Diário do Nordeste: Eudázio Silva vence o Volkswagen kite tour 2011

Atleta cearense foi beneficiado pela ausência de ventos no Rio para levantar o título brasileiro

Após cinco etapas (Ceará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro), o Volkswagen Kite Tour chegou ao fim. Nesta segunda-feira, os dois títulos que faltavam para completar o Circuito Brasileiro foram definidos. Com a falta de vento na Praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o cearense Bruno Bordovsky se manteve na liderança do ranking e pôde trazer a coroa para casa.

Precisando chegar à frente de Bordovsky para conquistar o título, o carioca Filippe Ferreira, o "Frajolinha", e o catarinense Fabio Nunes viram suas chances diminuírem junto com o vento. Assim como Bordovsky, os dois acabaram na 7ª posição, já que a competição foi paralisada nas oitavas de final, e o título foi confirmado para o cearense. "Estou muito feliz com o título e agradeço aos patrocinadores e a toda minha família, que veio me prestigiar", agradeceu Bordovsky.

Na Regata, o paraibano Wilson Bodete confirmou o bom desempenho no ano e fez 7 pontos em seis regatas. O paraibano Wilson Bodete ficou com o título do nacional e da etapa.

Outras categorias

Entre as mulheres, sem haver disputa de baterias nesta última etapa, a carioca Milla Ferreira subiu ao local mais alto do pódio, seguida pela conterrânea Carol Freitas e pela paraibana Nayara Licarião.

Na Freestyle, que já havia decidido seus campeões, o cearense Eudazio da Silva e a paulista Bruna Kajyia foram os melhores do Brasil em 2011. Em segundo e terceiro, no feminino, ficaram a cearense, de apenas 13 anos, Martina D´Eustachio e a catarinense Samy Marins, respectivamente. No masculino, os também cearenses Evandro Silva e Set Teixeira ficaram com o segundo e o terceiro lugar.

O título da iniciante Freestyle foi para Set Teixeira, natural da Praia do Cumbuco, e a coroa da Regata Master ficou com o potiguar Luis Nuno.

Resultados

Wave

1º Bruno Bordovsky (CE) - 2.710

2º Filippe Ferreira (RJ) - 2.630

3º Fabio Nunes (SC) - 2.520

Freestyle

1º Eudazio da Silva (CE) - 3.000

2º Evandro Silva (CE) - 2.170

3º Set Teixeira (CE) - 2.060

Regata

1º Wilson Bodete (PB) - 300

2º Victor Adamo (SP) - 295

3º George Feitosa (PB) - 285

Wave Feminino

1ª Milla Fereira (RJ) - 3.000

2ª Carol Freitas (RJ) - 2.700

3ª Nayara Licarião (PB) - 2.300

Freestyle Feminino

1ª Bruna Kajiya (SP) - 3.000

2ª Martina D´Eustáquio (CE) - 2.530

3ª Samy Marins (SC) - 2.360

Regata Feminino

1ª Nayara Licarião (PB) - 300

2ª Carol Freitas (RJ) - 293

3ª Samy Marins (SC) - 193

Fonte: Diário do Nordeste

Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1085765

Sol, Vento e ondas fortes

Considerado o Havaí do Nordeste por seus ventos, a Vila de pescadores vem atraindo esportistas de todo o mundo para competições.

Sol, Vento e ondas fortes são os elementos geográficos encontrados no Cumbuco que fazem com que a vila de pescadores entre na rota internacional da prática de esportes radicais. Distante 32 km a Oeste de Fortaleza, o Cumbuco vem se destacando no cenário para a prática de Kitesurf, esporte que adiciona elementos da vela com o surf, além de outros esportes que necessitam das condições do vento. A praia ainda se destaca pela segurança para os esportistas, pois a rota do vento nos meses do segundo semestre são estáveis com direção definida apresentando pouca variação, facilitando o resgate em caso de acidentes.





Manobras radicais, práticas esportivas e belas cenas podem ser observadas ao longo de todo o dia na praia que conta com associações especializadas para dar aulas para visitantes. No valor de R$ 700,00 10h/aulas os aventureiros podem se iniciar no esporte. Segundo Iago Soares, monitor de Kitesurf, para curtir o esporte necessita-se no mínimo de 20horas aulas, podendo se aventurar pessoas a partir de 11 anos sem idade limite apenas determinação para curtir o que de bom o esporte tem a oferecer.

Neste ano, a praia do Cumbuco já sediou o Campeonato Cearense de kitesurf, o superkitesurf e o Circuito Brasileiro. Representando o Estado, alguns nomes já se destacam em duas categorias. A primeira corresponde ao estilo freestyle, que consiste em manobras, com destaque para os cearenses Eudázio da Silva, Tomás Teixeira e Evandro Silva entre os melhores do mundo. Representando o estilo Kitesurf Wiki, praticado sobre as ondas com prancha, dos 10 melhores brasileiros, o Ceará possui 5 representantes Célio Beleza, Higon Maia, Gustavo Florest, Higor Bordovsk e Bruno Bordovosk.

Para o Coordenador da Associação de Kitesurf, Humberto Ary, o esporte na região vem sendo considerado não só como um exercício saudável, mas uma oportunidade de trabalhar com a inclusão social dos adolescentes da área. Para tanto o grupo mantém o projeto “Ceará Estação Kite” que utiliza o Kitesurf e a natureza para atrair os jovens para a prática “Agimos através dos nossos recursos naturais para fomentar um engajamento no esporte dos jovens além de desenvolver o Cumbuco no setor turístico” afirma Humberto.

Infraestrutura
Aos poucos, a pequena vila de pescadores vai se transformando em um complexo turístico para receber os que se aventuram. Já são mais de 40 pousadas e hotéis além de uma gastronomia internacional disponibilizando em torno de 20 restaurantes com especialidades diversas: italiana, francesa, alemã e regional entre outras. À noite, o visitante pode conferir luais e baladas dances com bares com todos os estilos.

Fonte:Blog de Jornalismo on Line da Faculdades Cearenses
Link:https://blogdajor72.wordpress.com/2011/12/16/materia-cumbuco-na-rota-do-kitesurf/

Cumbuco será palco de muita animação para o Réveillon 2012

A praia do Cumbuco, em Caucaia, é um dos grandes points de diversão e lazer localizados próximo a Fortaleza. Cercada de dunas, a praia tem como maior atração os famosos passeios de buggy, além dos passeios a cavalo e jangada.

O cenário do Cumbuco lembra um paraíso tropical: dunas brancas, verdejante coqueiral e um mar de águas límpidas. Para completar, o vento intenso e constante impulsiona os amantes do kitesurf e windsurfe. Você encontra ainda, por trás das dunas, uma lagoa onde é possível mergulhar sobre um skibunda, pequena tábua apropriada para escorregar nas dunas.

É neste cenário que será realizado o Réveillon Pan'o Novo 2012. A festa acontecerá na área Verde do Hotel Kariri Beach (www.kariribeachhotel.com.br).


]

Para agitar a noite e começar o ano na maior animação, as atrações do réveillon são, nada menos que, Aviões do Forró e Monobloco. Ainda terá a participação de DJ´s nacionais e internacionais (Hector Lopez, Javi Berreda, F.A.W, Deep Josh e a Miss Klauss). O valor dos ingressos iniciam-se a partir de R$ 330,00 (camarote open bar).

O Cumbuco oferece uma excelente infraestrutura hoteleira e lojas de artesanato.

Fonte: conhecendooceara.diariodonordeste
Link:http://conhecendooceara.diariodonordeste.com.br/secundario/cumbuco-sera-palco-de-animacao-para-o-reveillon-2012

Jornal Diário do Nordeste-Às ordens do vento


Kitesurfistas de todo o mundo encontram no Cumbuco o lugar dos sonhos para praticar o "Downwind"

Na aventura radical deste domingo, você vai acompanhar um típico programa para quem pratica kitesurf, o Downwind e conhecer mais um paraíso incrustado no litoral cearense, a apenas 40 Km de Fortaleza.

Nossa aventura começou na divisa entre as praias do Icaraí e da Tabuba, na lagoa formada pela barra do rio que separa essas duas praias. Diariamente, dezenas de kitesurfistas vão para lá velejar em suas águas mornas e calmas. Mas, nosso objetivo não era ficar por ali. O local foi o escolhido por ter um bom acesso à praia e por ser um lugar seguro para montar e decolar os kites, operação que exige além de muita atenção, um terreno plano, sem galhos, árvores ou fios e postes de iluminação em um raio de pelo menos 30m.

Após montar o equipamento, nosso guia, Bruno Correira, junto com sua aluna, a holandesa Nina Elise, iniciaram o que os kitesurfistas chamam de Downwind, que literalmente é o mesmo que velejar ao sabor dos ventos, partindo de uma praia em direção a outra, sempre "descendo" no sentido leste/oeste.

Esperamos os aventureiros sumirem de nossas vistas e fomos reencontrá-los logo depois da Praia do Cumbuco. Como no trecho entre essas praias é proibido o trânsito de veículos, não poderíamos acompanhá-los pela praia. Lá, esperamos por cerca de dez minutos até que a dupla apareceu e fomos os seguindo pela praia, dividindo a atenção entre eles e a paisagem exuberante do litoral das praias do Cumbuco e Cauype.

Choque

Contudo, a essência deste esporte vai muito além da contemplação de cartões-postais naturais. Mas isso, eu só compreenderia quando chegasse ao destino final, a Lagoa do Cauype.

Lá chegando, tomei um verdadeiro choque. A beleza inebriante do lugar é algo surreal. A paisagem composta por uma lagoa com cerca de 1,0m de profundidade, rodeada de dunas, vegetação e simpáticas barraquinhas é no mínimo espetacular. "Fui a vários países da América Latina. Chile, Peru, Argentina, entre outros. Aqui é o melhor lugar do mundo, tanto para o kitesurf, quanto para quem quer conhecer lugares emoldurados por algumas das paisagens mais lindas do mundo", afirmou a holandesa Nina.

Quanto a mim, não poderia sair dali sem antes tentar dar uma voltinha de kite. Fui tomar uma aula com o instrutor Ricardo Lehmamm, o Fofão.

No fim, após quase enroscar a minha pipa na de outro velejador, tudo terminou bem e pude constatar que, assim como muitos me falam, o kitesurf é um esporte relativamente fácil de aprender. Algo quase intuitivo. Mas qualquer desatenção pode trazer graves consequências. Por isso, ao tomar aulas de kitesurf, é bom procurar profissionais habilitados.
Saiba Mais

Ceará em foco

O Estado é conhecidos internacionalmente por abrigar locais onde se venta durante todo o dia e por possuir várias locações que já estão sendo vistas como grandes estações para a prática do esporte

Diferenciais

A grande extensão de praia limpa - isto é, sem obstáculos naturais ou artificiais -, a boa infraestrutura, a ausência de tubarões, a não existência de pedras na praia e no mar, o calor da água, o razoável baixo custo, entre outros, tudo isso tem colocado o Ceará na rota dos lugares mais cobiçados por velejadores

Estrutura

Qualquer pessoa pode aprender o Kitesurf. É um esporte relativamente fácil desde que seja ensinado por um profissional habilitado. No Ceará e no Nordeste, existem boas escolas, com profissionais preparados para iniciar qualquer pessoa no kite com didática específica e total segurança

HISTÓRIA DE UM ÍDOLO
Como um conto de fadas

A Barra do Cauype é o pano de fundo perfeito para uma história de superação e um pouco de sorte, digna de um grande atleta. E foi justamente o que encontramos quando nos deparamos com Evandro da Silva, um dos destaques do Super Kite 2011, evento internacional realizado na Praia do Cumbuco no fim de semana passado.

Evandro é um exemplo vivo da verdadeira essência do kitesurf. Nascido e criado às margens da lagoa, viu, ainda criança, os primeiros kitesurfistas chegarem ao Cauype, transformando para sempre a paisagem e a história daquele vilarejo.
Inspiração

Inspirado no primo, Alexandre Goiaba, o primeiro nativo a dominar o esporte, Evandro, ainda com 13 anos, teve o contato inicial com as pipas, que pareciam indomáveis, como ele mesmo afirmou: "aprender a andar naquelas pipas parecia algo impossível".

Desde então, foi apenas um pulo até ele se tornar um ídolo respeitado e mundialmente conhecido.

"Na primeira vez que fiz uma viagem internacional fui para Cabarete, na República Dominicana, Mar do Caribe. Parecia não acreditar onde o kite tinha me levado", declarou Evandro emocionado.

"Sinceramente, nem sei o que seria da minha vida se não fosse o kite. Hoje, eu tenho um patrocinador, um salário mensal e sou muito feliz. Posso dizer que tenho a vida que pedi a Deus. Só não venham me falar em sair do Cauype. Nunca vou deixar minha lagoa", finalizou.

É fabuloso acompanhar os rumos que a vida deste legítimo sertanejo tomou. De um garoto sem perspectiva a ídolo que não renega suas origens e não pretende se afastar do ninho.


GEORGE NORONHA
ESPECIAL PARA O JOGADA

Diário do Nordeste: CE quer atrair turistas de esporte e aventura

Além das belezas naturais, trade tem interesse em saber sobre a distância, artesanato e culinária

Londres. O sol e as águas mornas da costa cearense possuem um valor inestimável. Se os visitantes de outros estados brasileiros já são atraídos pelo clima diferenciado no litoral do Estado, para o estrangeiro de países europeus, onde o frio e os dias cinzentos são comuns, é uma oportunidade ímpar desfrutar dessas belezas naturais. É o que atesta Manuela Oliveira, que promove a divulgação do destino Ceará junto a operadores e agentes de viagem, na World Travel Market (WTM), feira de turismo que acontece em Londres até amanhã.

"Além das belezas naturais, o trade turístico quer saber das distâncias até o destino, tempo de voo, conhecer o roteiro gastronômico e o artesanato", comenta Manuela, destacando que o turismo esportivo e de aventura também são procurados, com os ventos que favorecem à prática do kitesurf atraindo novos visitantes às praias cearenses, sobretudo o Cumbuco.

E é apoiado no investimento na divulgação que o Estado deve encerrar este ano tendo recebido 2,8 milhões de turistas, sendo 2,57 milhões do mercado doméstico e 224 mil estrangeiros. Segundo o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, o setor experimenta um crescimento sustentado desde 2009 e aponta para números mais positivos até chegar 2014, quando o total deverá bater 3,2 milhões de visitantes.

A interiorização do turismo, apontando novas áreas a serem exploradas nas serras e sertão é uma aposta que continua, mas os novos equipamentos para fortalecimento e atração de visitantes internacionais, como os aeroportos de Aracati e Jericoacoara, são o foco atual dos investimentos, ressalta Maia. Lembra ainda que o turismo de negócios, a partir da operação do Centro de Eventos, inclusive com captação de feiras internacionais, alavancará a atividade.






Alta estação

Sobre a próxima estação de férias, o secretário afirma que o Estado deve apresentar alta entre 9% a 11% no número de turistas que entram por Fortaleza. Ele considera, o que chama de "altíssima temporada", o período a partir de 25 de dezembro até depois do Carnaval, quando ocorre a maior afluência de visitantes. * A jornalista viajou a convite da Setur

CONFERÊNCIA
Estado e BID vão debater os impactos do setor

Sem avanços significativos na atração de grandes empreendimentos para o Ceará, o governo do Estado volta a apostar, em tempos de Copa do Mundo, no turismo como forma de incentivar a criação de mais empregos a geração de renda. No sentido de debater as oportunidades do setor, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o governo de Ceará e a Organização Mundial do Turismo (OMT), realizarão nos dias 28 e 29 próximos, em Fortaleza, a conferência "O turismo como indutor do desenvolvimento econômico, da inclusão social e da integração regional".

O objetivo do evento é reunir especialistas nacionais e internacionais para tratar do impacto econômico que o desenvolvimento de ações no setor de turismo possa desencadear nas cidade e nos Estados brasileiros. Para o encontro, estão sendo esperados o Presidente do BID, Luis Alberto Moreno e o Secretário Geral da OMT, Taleb Rifai, além de governadores Estaduais, dirigentes e representantes de entidades ligadas ao setor.
Cooperação

Outra proposta da conferência é reforçar a cooperação técnica e financeira entre as instituições participantes, a partir de reuniões bilaterais e multilaterais para fortalecer estratégias conjuntas de desenvolvimento de políticas no setor turístico.

REGINA CARVALHO
EDITORA
Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Jornal O Povo: Victor Adamo vence no Race do Superkite Brasil; Alex Pastor fatura o Freestyle

Portal Esportes O POVO

O paulista Victor Adamo “Pimpolho” se deu bem e garantiu o primeiro lugar na modalidade Race do Superkite Brasil 2011, disputada neste domingo (6), na praia do Cumbuco. Os paraibanos Wilson Veloso “Bodete” e Ricardo Dutra “Kaká” ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares. Roberto Veiga “Pulga”, de Santa Catarina, ficou em quarto.

No feminino, outro destaque da Paraíba. Nayara Licarião garantiu o título de tricampeã consecutiva do Superkite Brasil.

No Freestyle, os cearenses, que possuem fama nacional na modalidade, dominaram boa parte das baterias. Porém, o espanhol Alex Pastor foi quem acabou levando o primeiro lugar. O segundo ficou para Thomás Teixeira e o terceiro para Evandro Silva e Ivanildo Fernandes, naturais do Cumbuco.

“A bateria foi muito boa. Venho treinando há duas semanas no Cumbuco e tive um bom resultado, alcançando meu maior nível. Estou muito feliz!”, disse o espanhol Alex Pastor, que todo ano vem treinar no Brasil.


Da esquerda para a direita: Tomas Teixeira,Alex Pastor,Evandro Silva e Ivanildo Fernandes

Corrida amadora

O domingo contou ainda com a corrida amadora, Race For Fun, uma competição
aberta em que participaram atletas amadores e profissionais. Os três primeiros lugares ficaram para os cearenses Evandro Silva, Bruno Corrêa e Antônio Geilano.

O Superkite Brasil 2011 trouxe também este ano a inédita prova Surf Jam, uma sessão organizada de freesurf entre 24. A prova contou com grandes nomes do kitesurf nacional einternacional, tendo como destaques os atletas o australiano Ben Wilson, atleta que surfou a maior onda do kitesurf do mundo, e os californianos Ian Alldredge e Patrick Rebstock.
Da esquerda para a direita: Wilson Veloso “Bodete”,Victor Adamo “Pimpolho e ”Ricardo Dutra “Kaká”

Fonte:Jornal O Povo

Jornal Diário do Nordeste - Ceará é destaque no Superkite Brasil

A adrenalina tomou conta da praia do Cumbuco ontem na final das modalidades Freestyle e Race do Superkite Brasil 2011. O Ceará foi destaque na corrida amadora, Race For Fun, que teve os três primeiros lugares do pódio ocupados por atletas locais: Evandro Silva, Bruno Corrêa e Antônio Geilano foram os campeões respectivamente.

O dia começou com vento forte e velocidade acelerada nas disputas no Race profissional. Depois de uma "briga" acirrada entre quatro atletas, o paulista Victor Adamo "Pimpolho" acabou levando o primeiro lugar.

Já no feminino, outro destaque da Paraíba. Nayara Licarião garantiu o título de tricampeã consecutiva do Superkite Brasil. Estefânia Rosa foi a cearense com melhor colocação, ficando em terceiro. Em seguida foi a vez das competições do Freestyle. Os atletas entraram com força total em busca do título e deram um show de manobras para o público presente.

Foto: Milena Lima

Apesar dos cearenses terem dominado boa parte das baterias e possuirem fama nacional na modalidade, o espanhol Alex Pastor foi quem acabou levando o primeiro lugar. O segundo ficou para Thomás Teixeira e o terceiro para Evandro Silva e Ivanildo Fernandes, naturais do Cumbuco.

Surf Jam

O Superkite Brasil 2011 trouxe também este ano a inédita prova Surf Jam, uma sessão organizada de freesurf entre 24 convidados, que tiveram a liberdade de demonstrar suas habilidades. A prova contou com grandes nomes do kitesurf nacional e internacional, tendo como destaques os atletas o australiano Ben Wilson, atleta que surfou a maior onda do kitesurf do mundo, e os californianos Ian Alldredge e Patrick Rebstock.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Jornal O Povo - SuperKite Cumbuco

Comprovando que realmente o cearense é antes de tudo um forte vemos ai o exemplo da nossa campeã cearense, Estefânia , que aparece na foto com seu marido e treinador David. Ela conseguiu com muita garra derrotar duas renomadas europeias neste esporte considerados um dos mais radicais do mundo. Parabéns.

KiteSurf é um esporte aquático que utiliza uma pipa e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. A pessoa, com a pipa presa à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge a pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajeto e realizar saltos incríveis. Este esporte, relativamente recente, encontra-se no momento com grande popularidade e uma prática crescente no Brasil, em Portugal e no mundo.

O kitesurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux mas apenas atingiu alguma popularidade em meados da década de 1990.

O nome resulta da junção de duas palavras inglesas: “Kite“, que significa pipa e “Surf“, do verbo inglês “to surf“, que significa “navegar”.

Fonte: Jornal O Povo
Link:http://blog.opovo.com.br/asaseflaps/mundial-de-kitesurf-no-cumbuco-versao-2011-um-show-de-cores-e-coragem-em-um-esporte-para-la-de-radical/

Conheça os campeões da Copa Troller Nordeste 2011

Após belas paisagens, praias e dunas, Cumbuco (CE) premiou ontem (6) os campeões da temporada 2011 da Copa Troller Nordeste. Pilotos do Ceará e Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba subiram ao pódio e se consagraram como grandes vencedores.

Cerca de 80 equipes das categorias Master, Graduados, Turismo e Expedition, da etapa decisiva da Copa Troller Nordeste, enfrentam ótimos desafios: foram três provas realizadas nas regiões de Cumbuco e Paracuru, envolvendo trechos com dunas, estrada em loteamento, areia e navegação o tempo todo.

O forte calor com mais de 32 graus não atrapalhou a disputa do título que seguiu pelas trilhas num percurso de 100km navegáveis, proporcionando uma final de campeonato de primeira, numa disputa acirradíssima para fechar a temporada de 2011.


Confira:

Máster

01 - Augusto César Amorim Roma/ Eduardo Aragão Albuquerque Filho
02 - Terêncio Félix/ Bruno Danntas Santos
03 - Kwong Yiu Fai/ Rômulo de Medeiros Irne
04 - Fernando Antonio Silva Gomes/ Amarino Duarte da Costa
05 - Rodrigo Roma/ Ricardo Lemos

Graduados

01 - Romulo Sousa Silva/ Vinicius Sousa Silva
02 - José Augusto Sá Neto/ Jeferson Moura Neto
03 - Paulo Rogério Gomes Coelho/ Cristovam Coelho Neto
04 - Rogério Almeida/ Silvio Mota
05 - Tennyson Brito Holder/ José Eriberto da Rocha Junior

Turismo

01 - Rodrigo Caio Silva/ Amon-ha Delfino
02 - Adolfo Bruno Ferrer Bezerra de Menezes/ Mariana Cantidio Mota
03 - Agripino Elias Gomes de Araújo/ André Elias Carvalho de Araújo
04 - Alecxandre José David Cerqueira/ Rodrigo Gondim
05 - Luiz Ivan de Lima Matos/ Fernando Bruno Holanda Caminha

Expedition

01 - Roger Sales de Castro/ Aristóteles Neto
02 - Igor Carneiro Rodrigues/ Paulo Victor Gomes
03 - Samuel Soares Martins/ Gustavo Monteiro Monasterio
04 - Fernando Pereira dos Santos/ Diego Coelho dos Santos
05 - Luiz Cordeiro Leitão Neto/ Eduardo Henrique

Jornal O Povo: Descanso bem Ali


Bem perto de Fortaleza, a praia do Cumbuco tem tudo que agrada o turista e o cearense

A praia do Cumbuco, no Litoral Leste do Ceará, a cerca de 30 quilômetros de Fortaleza, é uma das mais visitadas pelos turistas no Estado e também pelos cearenses que querem desfrutar das belezas do lugar Ceará. A boa infraestrutura, com dezenas de hotéis, pousadas e restaurantes, aliadas aos famosos passeios de buggy pelas dunas e de jangadas no mar, agrada a todos. Sem falar que já alguns anos se tornou um paraíso para praticantes do kite surfe e windsurfe, que buscam o local especialmente durante a temporada de ventos que vai de setembro a fevereiro.

Entre os bons hotéis e pousadas, que somam 3.181 leitos, destaca-se o resort Vila Galé Cumbuco. Exuberante como a natureza que o cerca, o hotel tem 465 quartos decorados e inspirados nos desportos náuticos. Espaço convida para diversas atividades de lazer e relaxamento para todas as idades.Também conta com um SPA Médico e Centro Náutico onde o visitante pode alugar bicicletas, pranchas stand up - uma espécie de surf feito em pé com prancha e remo dentro da piscina - equipamentos e aula para a prática de kitesurfe. Outro destaque é o campo de golfe.


A praia também conta com bons restaurantes com uma culinária variada. Entre os mais frequentados na praia estão: Velas do Cumbuco, Cumbuco Beach e Tendas do Cumbuco. Um pouco mais afastado do mar são muito procurados o Gaúcho, Sabor da Praia, ACL Restaurante e The Point.O dono do Gaúcho, Luiz Carlos Remontt, conta que abriu o primeiro restaurante há 10 anos. Hoje conta com dois especializados em carnes, peixe e massa. Abre de terça a domingo em um e de quarta a segunda em outro, começando das 11 horas da manhã até o último cliente. Os pratos variam de R$ 30 a R$ 62 e são generosos servindo até mais de duas pessoas.


Conta que durante a semana e à noite a frequência é maior dos esportistas do kitesurfe e nos fins de semana o pessoal de Fortaleza e que trabalha nas obras do Pecém. Admite que a presença o turista estrangeiro é forte na região. “É o que nos sustenta e dá estabilidade”, completa, adiantando que os problemas na economia em países da Europa afetou os negócios este ano. “Começamos a sentir a crise em 2010.

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Para quem gosta de sombra e água fresca ou quer praticar esportes radicais, a praia do Cumbuco dispõe de uma infraestrutura com opções variadas de gosto e preço. E o bom é que fica bem perto de Fortaleza.

Serviço

Onde ficar


Hotel Kariri Beach

Diária duas pessoas R$ 305

Duro Beachcasal R$ 189


Golfinho


Varia de R$ 145 a R$ 370 diária para casal


Hotel Windtown Beach Resort

Entre 53 e 95 euros a diária (casal)Vila Galé Cumbuco

Trabalha com o mínimo de três diárias mas abre exceção para os cearenses cobrando R$ 726 por duas diárias para casal. Criança até 12 anos não paga.


Passeios de buggy

O tradicional custa R$ 140 - de uma até quatro pessoas - e dura cerca de 40 minutos. O completo dura em média 2h30min e passa pelas lagoas do Parnamirim, Banana, Cristalinas e Barra do Cauípe. A volta é pela praia.

De jangada

O tradicional dura em média 30 minutos e custa R$ 10 por pessoa. A jangada leva até oito pessoas todas com colete salva-vidas


De Kitesurfe

O Cumbuco conta com 13 escolas de kitesurfe registradas, que funcionam, em geral de julho a fevereiro. O preço de uma aula vai de R$ 750 a R$ 900, incluindo o material, o treinamento e o translado, se houver. O curso com 10 horas aula pode ser feito em três ou cinco dias. Sai mais em conta comprar o pacote onde a hora/aula custa em média R$ 100

Cooperativas de buggy

Credenciadas

Cooptur 3318.7309

Coobuggytur (85) 8518 7415 ou (85) 9627 4969

Informações sobre hotéis, pousadas no Centro de Apoio ao

Turista no Cumbuco. Telefone: (85) 3318 1282 . Centro funciona de segunda-feira a sexta-feira até as 17 horas.

Artumira Dutra
artumira@opovo.com

Fonte:Jornal O Povo

Link:http://www.opovo.com.br/app/opovo/viagemelazer/2011/10/26/noticiaviagemelazerjornal,2322606/descanso-bem-ali.shtml#.TqgblnlNMY4.facebook