Vila Galé Cumbuco é eleito o melhor resort do Brasil pelo Guia 4 Rodas 2012

O Vila Galé Cumbuco nem completou um ano de operação e já foi premiado como o melhor resort do Brasil por um renomado Guia de viagens do Brasil



O resort Vila Galé Cumbuco, localizado em Cumbuco, no Ceará, foi o grande premiado na noite de ontem no evento de lançamento da 47ª Edição do Guia Quatro Rodas Brasil 2012 que aconteceu no Citibank Hall na capital paulista. O empreendimento que completa um ano de operação no próximo mês de outubro levou a premiação como o melhor resort do Brasil na edição de 2012 e seu spa Satsanga foi eleito o melhor em sua categoria.

A premiação do guia foi apresentada por Cazé Peçanha e elegeu também os melhores restaurantes, hotéis e atrações do Brasil no total de 15 subcategorias, sendo que sete vencedores são do Sudeste, seis são do Nordeste e três do Sul. Houve empate na categoria de hotel de luxo do ano e o prêmio foi dividido entre o Fasano Fazenda Boa Vista, que fica na cidade paulista de Porto Feliz e o Saint Andrews que fica na cidade gaúcha de Gramado. A premiação de melhor hotel sustentável do ano foi para o Verdegreen, em João Pessoa, na Paraiba.

Confira a seguir a lista completa dos vencedores:

Melhores Hotéis

Novidade do Ano: Carmel Charm Resort (Aquiraz) – CE
Pousada do Ano: Etnia Clube de Mar (Trancoso) – BA
Hotel de Luxo do Ano: Fasano Fazenda Boa Vista (Porto Feliz) - SP e Saint Andrews (Gramado) – RS
Hotel Sustentável do Ano: Verdegreen (João Pessoa) – PB
SPA em Hotel do Ano: Satsanga (hotel Vila Galé Cumbuco) – CE
Hotel para eventos do Ano: Plaza Shopping (Uberlândia) – MG
Resort do Ano: Vila Galé Cumbuco (Cumbuco) – CE

Melhores Restaurantes:
Chef do Ano: Roberta Sudbrack (Restaurante Roberta Sudbrack - Rio de Janeiro) – RJ
Chef Revelação: Manoella Buffara (Restaurante Alma Gastronomia - Curitiba) – PR
Restauratrice do Ano: Leneide Maia de Albuquerque (Restaurante Mangai - João Pessoa) – PB
Restaurante do Ano: Fasano (São Paulo) – SP
Novidade do Ano: Soeta (Vitória) – ES
Melhor Carta de Vinhos: Durski (Curitiba) – PR

Premiados dos restaurantes 3 estrelas:
Antiquarius (cozinha portuguesa) – RJ
D.O.M (cozinha contemporânea) – SP
Fasano (cozinha italiana) – SP
Le Pré Catelan (cozinha francesa) – RJ
Olympe (cozinha francesa) – RJ
Roberta Sudbrack (cozinha contemporânea) – RJ


Melhores Atrações:
Atração do Ano: Theatro Municipal (São Paulo) – SP
Novidade do Ano: Memorial Minas Vale (Belo Horizonte) – MG

Fonte: Revista Hoteis.com.br

Diário do Nordeste: Cumbuco é concorrente de Fortaleza

Verba para turismo irá direto para municípios


Descentralização do repasse está sendo pensado e deve ser repassada diretamente às cidades via edital

Como parte do Plano Nacional de Turismo ainda em desenvolvimento, o presidente da Embratur, Flávio Dino, afirmou que o repasse da verba destinada à promoção das regiões brasileiras pelo governo federal será enviada diretamente aos municípios, a partir de janeiro de 2012. A informação foi dada durante o VIII Encontro dos secretários de Turismo do Estado do Ceará, no Sebrae, ontem.

"Vamos inaugurar para assegurar que a Copa não seja apenas em Fortaleza, por exemplo, mas no Ceará", argumentou, explicando que o modelo escolhido para ditar as regras do repasse irá adotar o uso de editais. "Os editais vão visar a qualidade dos projetos, sobretudo, que abordem a noção de regionalização", disse. "Vamos priorizar projetos que tenham qualidade técnica, viabilidade, e que privilegiem a noção de região turística, ou seja, os municípios que se organizarem melhor com certeza terão mais chance de receber este recurso".

Expectativa

Para a titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Patrícia Aguiar, a notícia foi recebida "com bastante expectativa", devido ao ressentimento dos municípios de não disporem de verba própria, administrada por eles. "Isso vai melhorar muito a divulgação para o turista internacional", declarou. De acordo com ela, Fortaleza recebeu 2,8 milhões de turistas em 2010 e é, atualmente, o principal destino da região Nordeste e o quarto do País no turismo nacional. "Agora, o desafio é internacional", disse, apontando as dificuldades financeiras como um dos entraves para promover a cidade como destino.

Anfitriã do evento, a presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Ceará (Sindieventos-CE), Circe Jane Teles, avaliou que, com o repasse direto das verbas para os municípios, "forma-se uma oferta melhor dentro do turismo".

Ela ainda despeja sobre a qualificação profissional a grande preocupação com os segmentos que cercam o turismo na Capital cearense. Apesar de ser um dos projetos desativados no Ministério do Turismo depois de denúncias de corrupção, ela avalia que "como é uma coisa de primeira necessidade, vai ser um projeto que, no máximo no ano que vem, já estará reabilitado e os estados irão se beneficiar".



Cronograma e metas

O presidente da Embratur afirmou que, ao longo de 2011, estão sendo promovidas transformações e organizações do trade do setor, e em 2012 e 2013 será efetuada a política promocional. "Em 2014, iremos assumir a postura festeira, de povo receptivo e que saber promover eventos. Depois, no pós-Copa, colheremos o legado", disse.

A meta entre 2009 e 2020 é de 108% a mais na entrada de turistas, o que representa 10 milhões de pessoas no Brasil. Já o ingresso de divisas tem previsto o crescimento de 192%, ou cerca de US$ 15,5 bilhões.

Iniciativa privada

O membro da Academia Brasileira de Eventos, Paulo Gaudenzi, defendeu mudança do poder público na promoção do turismo. "O futuro do turismo passará pelo apoio e fortalecimento dos Convention & Visitors Bureau. O poder público será mais um dos participantes junto à iniciativa privada", disse. Segundo ele, a competitividade se dará também entre cidades. "Cumbuco é concorrente de Fortaleza. E Jijoca e outras cidades também serão, após os aeroportos no interior".

ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Diário do Nordeste:Um novo tempo em Cumbuco

Tudo quanto nós próprios descobrimos ou voltamos a descobrir são verdades vivas. A frase do famoso escritor francês André Gide bem se aplica à praia do Cumbuco. Antes simples vila de pescadores, virou point turístico e não para de oferecer algo a mais a decifrar pela primeira vez ou para rever. Nuances turvas, hoje estão bem delineadas. Novas verdades brotam no belo destino praiano

Diz um antigo ditado que os ventos e as ondas estão sempre do lado dos navegadores mais competentes. Se é assim, a praia do Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, está repleta de grandes peritos em tocar pra frente as oportunidades que surgem no cotidiano.

Atraídos pela perfeita interseção entre vento e mar, os estrangeiros foram chegando e fixaram ali suas pipas e pranchas. Os nativos se adaptaram às mudanças. O clima é de permanente harmonia e felicidade à luz do sol. Eis que o turismo brotou, virando protagonista do desenvolvimento no Cumbuco, como uma energia que se renova a cada novo dia. A praia agasalhada entre dunas brancas e emoldurada por coqueiral verdejante se expandiu e ganhou restaurantes e bares atraentes, com fina gastronomia e coquetéis exóticos.

As barracas de praia se remodelaram e aprimoraram o atendimento. A hotelaria acompanhou as exigências do mercado e investiu no requinte. Como resultado, Cumbuco entrou para o rol dos destinos mais procurados por quem visita o Ceará. Com a nova realidade, os cearenses voltaram a descobrir a praia, enquanto outros remodelaram seus cantinhos no destino para não ficar ao largo da modernidade e do novo tempo no Cumbuco, que muitos preferem chamar de pequeno território dos ventos.
Designações ou alcunhas à parte, o céu quase sempre azul da praia ganha, diariamente, as cores das pipas de kitesurf num convite a férias permanentes musicadas pelos sons da natureza, que atraem as pessoas, estimulam romances, aquecem paixões e eternizam amores.
Turismo em ebulição

Sol, praia, vento forte, requinte e diversão são alguns dos atributos que fazem da antiga vila de pescadores um dos lugares mais apreciados do Ceará

O vento não para de soprar forte e põe em ebulição o turismo no Cumbuco. A praia, considerada uma das mais belas do Ceará, deixou de ser apenas um destino para o popular bate-e-volta, comercializado por agências de receptivo de Fortaleza. Virou ponto de visita preferida, de preferência por vários dias, porque o Cumbuco é um destino pra curtir sem pressa e intensamente.

Antes singela vila de pescadores, a praia ganhou nova face com a chegada de estrangeiros atraídos pelo vento constante, os verdes mares e mais: lagoas, dunas branquíssimas, coqueiral, um cenário paradisíaco. Eles vieram para singrar pelas águas do Cumbuco e viabilizaram uma espécie de "boom" na infraestrutura do lugar por parte de empreendedores locais e também do exterior, de olho nos bons ventos do turismo.

O investimento na praia resultou numa nova cara para os equipamentos de receptivo. Bares e restaurantes transados surgiram, ganhando público cativo, e a hotelaria nunca esteve tão bem estruturada para apresentar-se na vitrine turística. A adequação às exigências de quem visita o lugar foi o ponto de partida para as mudanças. A infraestrutura aliou-se à natureza. O visitante agradece pela acolhida, enquanto os nativos reforçam a renda.

Um desses empreendedores é o holandês Roel Wtters. Depois de viajar por dois anos e meio pelo mundo, percorrendo 55 países, descobriu e apaixonou-se pelo Cumbuco. Ali, abriu uma pousada, restaurante e bar. Os negócios vão bem e ele nem pensa em partir porque a clientela só aumenta, formada sobretudo por kitesurfistas. Wetters aponta o Cumbuco como a Capital Mundial do Kite.

No tocante à hotelaria, hoje já são mais de 40 pousadas e hotéis no Cumbuco, alguns de categoria internacional, como o resort Vila Galé Cumbuco. A maioria está preparada para receber os apaixonados pelo kite e windsurf, contando, inclusive, com espaços adequados para a guarda dos equipamentos esportivos e escolas de kite para iniciantes, a exemplo do Duro Beach Hotel. Além disso, os atendentes dos empreendimentos são capacitados para o pronto atendimento e falam inglês e outros idiomas.

E novos empreendimentos estão surgindo na praia, como o Wai Wai Eco Residence, um condomínio residencial que tem o conceito de segunda moradia. Quando concluído, oferecerá inúmeros itens de lazer e serviços, como restaurantes, playground, quiosques, espaço zen, piscinas, bar molhado, fitness, SPA, pistas de cooper, quadras de tênis e campos de futebol gramados. Dividido em cinco fases de lançamento, o empreendimento terá sua primeira etapa apresentada ao mercado até o final do semestre.
Diversidade à mesa

A gastronomia no Cumbuco, a base de peixes e frutos do mar, mas acrescida de ingredientes e receitas trazidas do exterior, pode ser degustada em mais de 20 restaurantes. A diversidade é a palavra de ordem da culinária no destino pra pegar o visitante pela boca. Alguns espaços surpreendem por seu requinte gastronômico. Há também bares e restaurantes simples, mas que esbanjam charme e simpatia, seja na decoração ou nos pratos, num mix de culturas e temperos que vai além de peixes e mariscos.

O Muda Bar oferece ambiente agradável e bem planejado. O Açaí serve bons drinques e petiscos pra saborear, do açaí ao camarão. O Restaurante Velas do Cumbuco, além de bom cardápio, oferece redes para descanso ou para relaxar depois do almoço, enquanto o Restaurante O Gaúcho põe à mesa a famosa Costela de Ripa. Se destacam ainda o Sabor da Praia, o Manacá, o Hot Drinks e o 0031, com seu café da manhã.

O novo Cumbuco também aqueceu a demanda imobiliária. Hoje, 56% dos imóveis são do tipo apartamento. Destes, 48% são quitados. Além disso, um estudo recente revelou que de todos os proprietários ou pretensos donos de uma segunda residência no Cumbuco, 31% são empresários, 25% profissionais liberais, 18% funcionários de empresas privadas, 16% de públicas, 5% são autônomos, 3% militares e 2% aposentados. É a diversidade de gente que não abre mão do seu cantinho no paraíso praiano.
Proximidade

A distância de apenas 30 quilômetros de Fortaleza facilita o deslocamento até a praia, realizado por estrada em bom estado de conservação. O visual no caminho encanta e serve de prévia para o cenário paradisíaco que o visitante encontrará. Logo ele se dará conta de que o vento forte e constante foi o maior responsável pela transformação do Cumbuco.

E a metamorfose continua, reforçando a imagem de point para diversão e lazer, destino de férias inesquecíveis, principalmente para os amantes do kitesurf, que povoam a praia o ano inteiro, curtindo a brincadeira lúcida da pipa que flutua no ar, toca na água e multiplica a aventura. Eles asseguram que não há vento igual no mundo e se jogam ao mar ou na Barra do Cauípe, cenário formado pelo Rio Cauípe que deságua no oceano. Como reforço, há boas escolas de kite para apoio aos iniciantes do esporte.

Há quem garanta que a Barra do Cauípe é a mais bela paisagem do Cumbuco. O motivo seria o cenário de águas límpidas, coqueiral, mangue, dunas brancas e serras azuladas ao longe. Diante da paisagem, fica difícil admitir o contrário. Ali, barracas rústicas fazem o receptivo dos visitantes, que podem deitar-se em redes estrategicamente colocadas em pontos do espelho d´água.

No "centro" do Cumbuco, o visitante aproveita o mar de águas límpidas para banho e curte o visual a partir das barracas de praia, que oferecem cardápio variado e amplos guarda-sóis amarelos. A orla é o ponto de partida para passeios de jangada, cavalo, quadriciclos e jet sky. Uma opção de passeio radical ou tranquilo é circular de buggy pelas dunas até uma das lagoas do lugar. Pode ser a Lagoa do Parnamirim, do Banana, a maior do Cumbuco, ou a pequena Cristalina.

Apreciar o pôr do sol do alto de uma das dunas ou à beira-mar é outra energizante pedida na praia, num jeito todo especial de bem receber a noite. O agito se transfere do mar e das lagoas para restaurantes, pizzarias, churrascarias e creperias, que se transformam em "points" de jovens.

O saboroso cardápio, os drinques variados e a boa música animam a noite depois do dia de lazer. Uma brisa suave passeia pelo ambiente, anunciando o retorno do vento forte no novo dia, turbinando o turismo.
Saiba mais

Localização:

A praia do Cumbuco fica no município de Caucaia, a 30 km de Fortaleza

Como chegar:

De carro - Acesso pela CE 090

De ônibus - A empresa Vitória (4011.1299) liga Fortaleza a Cumbuco, diariamente, em diversos horários

Via receptivo - Agências de Fortaleza levam turistas até a praia, com ida pela manhã e retorno à tarde

Onde ficar:

Duro Beach (3318.7491)

Vila Galé (0800.2866606)

Pousada Cumbuco (8617.9119)

Meeting Point (8632.5487)

Hotel Itaca (9626.0606)

Kariri Beach (3133.5700)

Tendas do Cumbuco (3318.7522)

Eco Paradise (3318.7700)

Sunset Beach Cumbuco (3318.7293)

Arutam Hotel (3318.7170)

Cumbuco Guesthouse (8873.1219)

Pousada Brasita (3318.7347)

Pousada Maracujá (3318.7275)

Golfinho Hotel (3318.7444)

Onde comer:

Muda Bar, Açaí, Velas do Cumbuco, O Gaúcho, Sabor da Praia, Manacá, Hot Drinks, 0031, barracas de praia

Informes turísticos:

Secretaria do Turismo - 3342.2323

http://www.caucaia.ce.gov.br

Centro de Apoio ao Turista - 3318.1282

FERNANDO BRITO
REPÓRTER

Fonte:Diário do Nordeste

Modelo Vitoria's Secret faz ensaio nas Dunas do Cumbuco para a revista Vogue


As fotos foram feitas nas areias das dunas da Praia do Cumbuco, no Ceará.

Candice Swanepoel, a modelo sul-africana que é Angel da Victoria's Secret, incorporou uma guerreira tribal em ensaio para a "Vogue". As fotos foram feitas nas areias das dunas da praia de Cumbuco, no Ceará.



A edição de outubro da Vogue chega às bancas no dia 30.09

Fonte: Globo.com
Fonte 2: Revista Vogue

CABRA DA PESTE E MULHER GUERREIRA CONFIRMADO

Uma das provas mais difíceis do triathlon nacional está de volta. Após vários pedidos de atletas de todo o Brasil, o Longão Cabra da Peste e Mulher Guerreira foi confirmado e acontecerá dia 26 de novembro com largada às 06:00 da manhã da Lagoa do Banana- Cumbuco e chegada no Aterro da Praia de Iracema.

A prova que foi disputada em sua última edição em 2009 e tem como principais características o sol fortíssimo e o calor de "rachar a cabeça", já está com suas inscrições abertas e como distância principal o Longão, onde serão 3800 m de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, assim como no Revezamento Longão. Já o Longa Distância terá de 1900 m na natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida, assim como no Revezamento Longa Distância.

Como premiação serão oferecidos R$ 5.000,00 para o Longão do 1º ao 3º lugar, sendo R$ 2.500,00 para o masculino e R$ 2.500,00 para o feminino. Já no Longa distância será R$ 2.000,00 do 1º ao 3º lugar, sendo R$ 1.000,00 para o masculino e R$ 1.000,00 para o feminino.

O Cumbuco em evolução


Até 2015, uma série de melhorias e investimentos vai incrementar a já consolidada capacidade turística e a infraestrutura do local. Para quem quer viver essa “rotina” por alguns dias, a melhor opção são os hotéis e pousadas que dão um toque de sofisticação à paisagem, seja na beira

da praia ou próximo das dunas. O serviço é completo, com direito a café da manhã e, muitas vezes, uma vista espetacular. Seja para curtir só, com a família ou com os amigos, Cumbuco é o lugar.

Serão obras de saneamento, pavimentação de ruas, requalificação das estradas de acesso e revitalização da aldeia de pescadores, projetos custeados pelo Ministério do Turismo. O Complexo Portuário do Pecém, o canal de transposição de águas do açude Castanhão e a estrada de ferro Transnordestina são outras novidades que devem acelerar o desenvolvimento. Além disso, o município de Caucaia vai receber mais de R$ 10 milhões para incrementar a infraestrutura e atender de forma satisfatória a demanda do Estado durante a Copa do Mundo, em 2014.

Fonte: Jornal O Povo










Cumbuco ganha empreendimento de primeiro mundo


Luxo, comodidade, conforto e integração com múltiplos serviços. É dessa forma que o WaiWai Cumbuco Eco Residence pode ser definido. Além de excelente via de acesso e o sistema de coleta seletiva de resíduos, o empreendimento é caracterizado pela presença de fachadas com cores claras, paisagismo criado em compatibilidade com o clima, equipamentos que reduzem o consumo de água potável, energia alternativa em áreas comuns e a utilização de substâncias que garantem a qualidade interna do ar.

Projetada pela Bando de Criação, a campanha é estrelada pela atriz global Carolina Ferraz. O conceito da estratégia alia a qualidade, suavidade e responsabilidade ambiental do WaiWai Eco Residence ao requinte e credibilidade da artista. A escolha do Cumbuco para sediar a obra ocorreu, dentre outros motivos, pelo caráter primitivo que a praia carrega, o visual paradisíaco e a presença de serviços e instituições de cidades desenvolvidas das principais regiões metropolitanas brasileiras.

A praia se caracteriza por sediar um pólo gastronômico internacional, dunas preservadas e uma rotina noturna agitada, típica de pequenas localidades que relacionam progresso e respeito às tradições. Por tudo isso, o WaiWai engloba uma estratégia ousada de valorizar a qualidade de vida em um ambiente belo e seguro. A Coluna Business parabeniza os envolvidos na criação e deseja sucesso ao empreendimento.

FONTE:CNEWS.COM.BR

http://www.cnews.com.br/business/index.php/mercado/cumbuco-ganha-empreendimento-de-primeiro-mundo

LINK:

A largada oficial do CERAPIÓ 2012 será no dia 24 de janeiro da praia do Cumbuco

A equipe técnica do Rally Cerapió 2012, chefiada pelo diretor geral do evento, Ehrlich Cordão, viajou para realizar o levantamento inicial da prova, que marcará os 25 anos do maior rally de regularidade da América Latina. O levantamento é voltado para a modalidade carro 4x4 e começa de Fortaleza, Ceará, onde já se encontram os organizadores. O Cerapió acontecerá de 22 a 28 de janeiro, com as vistorias, Briefings de todas as modalidades e a largada promocional com coquetel de boas-vindas, programação marcada para o dia 23. A largada oficial será no dia 24 de janeiro, da praia do Cumbuco, a 30 Km da capital alencarina.

Segundo Cordão, este primeiro levantamento marca o percurso principal, a ‘espinha dorsal’ da prova, de onde partirão a maioria das demais categorias, seja das motos, quadriciclos e bicicletas. Em seguida, novos levantamentos serão realizados, relativos ao percurso de cada modalidade, já que os trechos sofrerão algumas mudanças, adequando-se às características de cada uma.

O local de partida de competidores de todo o Brasil e de outros países fica localizado na costa Oeste do Ceará, no município de Caucaia, local bastante procurado por turistas de vários países, pois além das belezas da mais famosa de suas praias, a do Cumbuco, também oferece uma super estrutura de pousadas, hotéis e restaurantes. Ainda neste final de semana, Cordão e sua equipe seguem do Cumbuco rumo a outro paraíso turístico, o município de Trairi, também no litoral cearense, a cerca de 125 Km de Fortaleza.

O segundo dia oficial de competição leva a caravana do Cerapió para o interior do Ceará, com parada para pernoite no município de Sobral, situado a 240 Km de Fortaleza. A região com vales e montanhas, com destaque para a Serra da Meruoca, é propícia para a realização de enduros e ralis, pela diversidade de terreno. Sobral é ainda a segunda cidade mais importante do Ceará.

O terceiro dia de prova já muda o tipo de clima, já que, geograficamente, os ventos e a vegetação litorânea vão ficando para trás e o clima serrano vai predominar. A prova sai de Sobral até Pedro II, já no Piauí. Pedro II, a 220 Km ao Norte de Teresina, está encravada na Serra dos Matões, tendo importante pólo turístico, com destaque para a sua arquitetura histórica e para a extração de puma pedra preciosa única nas Américas, a opala, da qual são produzidas jóias que são exportadas para todo o mundo. Além disso, a região de clima ameno atrai adeptos de esportes radicais, como o montanhismo e o rapel.






De Pedro II, o levantamento segue durante toda semana seguinte rumo ao município de Altos, que fica a 38 Km ao Norte de Teresina, para finalizar os trabalhos correspondentes ao último dia da competição. Depois de um deslocamento até Teresina, a capital do Piauí, muitas surpresas estão reservadas para todos os que fazem do Cerapió/Piocerá um grande rali. A começar por um dia livre, pois ao chegarem na capital, os competidores poderão desfrutar das maravilhas culturais e gastronômicas, já que a premiação e festa de confraternização acontecerão somente no dia seguinte, 28 de janeiro, depois de merecido descanso. “Os competidores podem esperar uma excelente prova, seja tecnicamente, seja estruturalmente, afinal estamos completando o nosso Jubileu de Prata”, destacou Cordão.

Uma grande arena promocional e uma super estrutura com cerca de 200 pessoas somente na organização, aproximadamente 500 competidores, mais de 200 pessoas nas equipes de apoio, totalizando uma média de mil participantes do rally família, percorrendo várias cidades, acompanhando sob sol, lama, chuva, neblina, serras, mar, rios sertão e caatinga. O Cerapió é o encontro com a aventura mais radical do país, que começou em 1987, apenas com disputas de motos, e não parou mais de crescer. As inscrições estão abertas pelo site www.cerapio.com.br. Outras informações pelo telefone (86) 3231-0910.


:FONTE: 180graus.com

Atualmente, Barra do Cunhaú briga com a Praia de Cumbuco, no Ceará, pelo título de oásis do esporte no país.


Na entrada da cidade, a imagem do que parece ser uma imensa lagoa pode enganar. O olhar mais atento, no entanto, logo enxerga de longe as pipas em um céu azul, sem nuvens. A pouco mais de 80km de Natal e com cerca de 3 mil habitantes, Barra do Cunhaú, no distrito de Canguaretema (RN), viu no kitesurfe uma forma de se apresentar ao Brasil. Paraíso escondido, a cidade tenta, aos poucos, se firmar como melhor local para a prática do esporte no litoral do país. Para isso, a partir desta quarta-feira, o projeto dá mais um passo com a etapa do Mundial de estilo livre, que volta a ser disputado em território brasileiro depois de dois anos.

A expectativa é de que 40 atletas de dez países participem da competição. Entre eles estará Silvio Villarim, um dos locais inscritos no Mundial. Nascido em Natal, Silvinho, como é conhecido, tem casa em Barra do Cunhaú e adotou a cidade como seu ponto preferido. Para ele, as praias de água calma e os ventos fortes e constantes fazem do lugar um dos melhores do mundo no esporte.

- Se não fosse o kitesurfe, a cidade era um nada. Eu moro em Natal, mas venho quase todo fim de semana e nas férias para minha casa aqui. Barra tem as condições perfeitas: as águas lisas, os ventos constantes. Além disso, o esporte ajuda a economia, gera empregos. E é uma divulgação da cidade para todo o Brasil.

A ligação do kitesurfe com Barra do Cunhaú começou em 2006, quando um empresário austríaco, depois de percorrer todo o litoral nordestino, encontrou na cidade o local perfeito para montar uma escolinha do esporte. A iniciativa atraiu crianças e turistas, que passaram a ocupar todos os hotéis do lugar em busca das melhores condições para o kitesurfe. Desde a adoção da modalidade como cartão-postal, Barra viu a média de ocupação hoteleira aumentar de 15% para 75% no ano.

- A cidade não tinha um atrativo. Era só a alta temporada e a baixa. Hoje, estamos nos tornando na principal cidade na prática do kitesurfe. O Ceará é uma potência, mas hoje estamos chegando a um nível superior. Aqui é uma das três únicas cidades do mundo em que se pode praticar todas as três categorias do kite. Temos uma boa estrutura. Só falta um olhar mais carinhoso do poder público para o esporte – afirmou Gaspar Silva, presidente da Associação de Kitesurfe e Surfe do Estado do Rio Grande do Norte (AKSRN).

Atualmente, Barra do Cunhaú briga com a Praia de Cumbuco, no Ceará, pelo título de oásis do esporte no país. Silvinho diz que, há pouco tempo, chegou a existir uma rivalidade entre os praticantes dos dois locais por conta disso, mas que a situação agora é outra.

- Agora, está todo mundo unido. Antigamente rolava uma rivalidade, mas passou. Queremos colocar a “gringalhada” para fora – brincou.

Em 2011, no entanto, dois gringos levaram o título de forma antecipada. O holandês Youri Zoon venceu a disputa no masculino, enquanto a espanhola Gisela Pulido foi campeã no feminino. Entre os destaques nacionais estão Reno Romeu (RJ), sétimo colocado do ranking mundial; Eudázio Silva (CE), campeão brasileiro em 2009 e líder da temporada 2011; Carlos Madson (CE), atual campeão brasileiro; e a paulista Bruna Kajiya, que briga pelo vice-campeonato mundial.

Fonte: Globo Esporte

Link:

http://globoesporte.globo.com/radicais/noticia/2011/09/sede-do-mundial-barra-do-cunhau-usa-kitesurfe-para-se-apresentar-ao-brasil.html

Parabéns ao Rider from Cumbuco Eudázio Silva e que venha o PKRA

Eudázio Silva, na Freestyle, e Bruno Bordovsky, na Waves, fazem a festa do Ceará na praia potiguar

Na final da categoria Waves da segunda etapa do Volkswagen Kite Tour 2011, disputada neste domingo em Barra do Cunhaú (RN), o cearense Bruno Bordovsky, após uma bateria disputada ponto a ponto com o conterrâneo Artur Moraes, sagrou-se campeão, garantindo a 1ª colocação do ranking brasileiro. Atrás de Artur, ficaram Bruno Pitanga (BA) e Fábio Nunes (SC), que derrotaram o campeão da primeira etapa Fillipe Ferreira (RJ) na repescagem.

Na categoria Freestyle, a vitória também ficou com um cearense, Eudázio Silva.

"Nessa minha primeira vitória no circuito, me sinto realizado porque passei por baterias muito disputadas, com pessoas mais experientes do que eu, e que admiro muito no esporte. Mas além de vencer grandes nomes do esporte, garanti, por enquanto, a primeira colocação do ranking brasileiro. Liderar aumenta a responsabilidade e a vontade em vencer sempre. Espero manter esse resultado para as próximas etapas", disse Bruno que recebeu a maior nota do campeonato. A partir de quarta-feira, 14, são as feras do Freestyle internacional que vão garantir o espetáculo no mesmo local, na disputa do Mundial.

Outros resultados

Categoria mais radical do Kite, o Freestyle fechou o evento. Mais uma vez, destaque para os atletas do Ceará. Eudázio Silva repetiu o feito da primeira etapa ficando em 1º lugar ao derrotar seu conterrâneo Evandro Silva.

"Acredito que esteja em uma boa fase. Machuquei o joelho no primeiro dia de competição após uma batida forte, mas iria competir de qualquer jeito, mesmo sentindo dor", afirmou Eudázio que também participará do Mundial. Entre as meninas, vitória da paulista Bruna Kajyia, que permanece no topo do ranking nacional.

No feminino, Milla Ferreira (RJ) confirmou o favoritismo e derrotou a também carioca Carol Freitas na única bateria da categoria. Já na Regata, os paraibanos Nayara Licarião e Wilson Bodete sobem ao topo do pódio mais uma vez e continuam na liderança do ranking.

Na categoria masculino, o paraibano Wilson Bodete foi o grande vencedor.

Fonte: jornal Diário do Nordeste

Volkswagen Kite Tour - Barra do Cunhaú 1˚ dia

Após sete baterias masculinas de Qualify, a competição seguiu até finalizar a chave principal, que teve como campeão o vencedor da primeira etapa do Tour, Eudázio Silva (CE). Ao derrotar o bicampeão brasileiro e sétimo colocado no ranking mundial, Reno Romeu (RJ), Eudázio Silva garantiu a vitória após vencer o atual campeão brasileiro, Carlos Madson (CE). A bateria, que contou com "batalhas" de manobras alucinantes, garantiu a Eudázio uma vaga na final da etapa.

Segunda Etapa VW Kite Tour-RN

Publicado em 09 de setembro de 2011

Domínio forasteiro


Eudázio Silva, do Ceará, foi o melhor no primeiro dia do Circuito Brasileiro, disputado no Rio Grande do Norte

Depois de passar pela praia do Cumbuco, o Volkswagen Kite Tour 2011 realiza sua segunda etapa na Barra do Cunhaú, no município de Canguaretama/RN. Até domingo, os principais kitesurfistas nacionais promovem um verdadeiro espetáculo de manobras com as pipas coloridas em busca de valiosos pontos no ranking brasileiro. E foram os atletas do Freestyle, categoria mais radical, que deram início à competição ontem.

Após sete baterias masculinas de Qualify, a competição seguiu até finalizar a chave principal, que teve como campeão o vencedor da primeira etapa do Tour, Eudázio Silva (CE). Ao derrotar o bicampeão brasileiro e sétimo colocado no ranking mundial, Reno Romeu (RJ), Eudázio garantiu a vitória após vencer o atual campeão brasileiro, Carlos Madson (CE). A bateria, que contou com "batalhas" alucinantes, garantiu a Eudázio uma vaga na final da etapa.

"É muito bom vencer os melhores do Freestyle, como meu amigo Madson e Reno. As condições do vento e do mar melhoraram muito à tarde, vou torcer para que continue assim até domingo. Vou seguir na competição como na primeira etapa, dando meu melhor para ser campeão brasileiro de 2011", disse o atleta cearense.

Mulheres

No feminino, vitória de Bruna Kajyia (SP) que, como Eudázio, está na final do campeonato após derrotar Carol Freitas (RJ). Hoje, a competição da categoria segue na fase de repescagens, a partir das 9h. Ainda nesta tarde estão previstas competições na categoria regata, que devem acontecer em todos os dias do campeonato.

Por apresentar melhores condições para a prática do surfe, as disputas de kitewave acontecerão no canto esquerdo da Praia do Pontal, programadas para amanhã e domingo.

Fonte:Jornal Diário do Nordeste

Ana Hickmann aprende kitesurf na Barra do Cauípe

A belissima apresentadora,modelo e empresária Ana Hickmann,fez uma visita á Praia do Cumbuco para a gravação do reality show do Programa Tudo é possível exibido na Tv Record aos domingos .

Ana ficou hospedada no Hotel Kariri Beach no Centro do Cumbuco.
Fez passeio de buggy, e teve aulas de kitesurf com o instrutor de kitesurf Timotio Alcântara,nativo da Praia do Cumbuco.

Aula de kitesurf na Barra do Cauipe
click:Tomas Kite School
click:Tomas Kite School
click:Tomas Kite School
click:Tomas Kite School
click:Tomas Kite School
O programa será exibido dia 19 de setembro.

Novos Empreendimentos - Cumbuco volta a atrair atenção de construtoras

Atualizado no dia 08 de setembro de 2011

Com a requalificação da região, mais pessoas têm procurado a praia para primeira ou segunda moradias

Passados 30 anos desde que a Praia do Cumbuco despontou como um dos principais "points" turísticos e área de grande atração de casas de veraneio de luxo, a região volta a atrair os olhares do setor imobiliário. A chegada de um grande resort, do saneamento básico e as promessas da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e da Prefeitura de Caucaia de fazerem a drenagem, pavimentação e requalificação da Vila do Cumbuco; turistas e esportistas náutico - surfistas, velejadores e kitesurfistas - retornaram "com o vento" e esse espaço nobre do litoral oeste cearense, aos poucos, renasce.

Atualmente, pelo menos, três construtoras cearenses estão de olho no cumbuco e já voltaram a apostar na área. A Cameron investe R$ 18 milhões, em um condomínio de 80 apartamentos; a Diagonal sinaliza com a construção de um grande residencial com cerca de 300 apartamentos e a Magis adquiriu um terreno para edificar o Wai Wai Cumbuco Eco Residence, para atender à demanda crescente por imóveis na região.

Em construção há dois anos, o condomínio Breezes do Cumbuco será entregue pela Cameron Construtora em fevereiro de 2012. São 80 apartamentos, distribuídos em três blocos, com quatro pavimentos cada, divididos em unidades entre 75 e 150 metros quadrados.



Condomínio Breezes do Cumbuco terá 80 apartamentos, divididos em unidades com 75 ou 150 m²
Investimentos

Nesse empreendimento, um dos 14 que a Cameron constrói na Região Metropolitana de Fortaleza, estão sendo investidos R$ 16 milhões. "O VGV (Valor Geral de Venda) é da ordem de R$ 24 milhões", revela o construtor, sócio proprietário da Cameron, Antônio Câmara. Ele informa que o condomínio já está com 50% das obras concluídas. Já a Diagonal pretende construir apartamentos de 50 a 120 metros quadrados, em área de cerca de seis hectares, ao lado do Vila Galé Resort.

Próxima Pipa

"Com o advento dos esportes náuticos, do Hotel Vila Galé e a promessa de requalificação da vila, voltamos a apostar no Cumbuco", conta Câmara. Segundo ele, "com um pouco mais de apoio do setor público, a área, que já desponta com vida noturna própria, se tornaria uma "Pipa" - um dos principais destinos turístico do litoral potiguar. Opinião semelhante tem o superintendente da Diagonal, Carlos Fiúza. Conforme disse, o projeto imobiliário está em fase de aprovação na Prefeitura de Caucaia e na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace). "O Cumbuco já foi um grande polo de moradias de (publico) classe "A" e, agora, com a requalificação da área, a demanda está crescendo", destacou.

De acordo com ele, o interesse retoma não apenas por parte dos turistas, para aquisição de imóveis para passar as férias e utilizá-los como segunda moradia. Mas também, como primeira moradia, para executivos que irão trabalhar em uma das empresas, em instalação, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

Chegada de resort, obras de saneamento básico, além das promessas de drenagem e pavimentação da vila, estão levando mais compradores de volta à área CID BARBOSA
Sem crise

Para Câmara, a retomada da crise financeira que afeta parte da Europa e os Estados Unidos ainda não chegou ao setor da construção civil do Ceará. "Não será como o ano passado, mas nossa perspectiva é de crescimento entre 7% e 8%, este ano", projeta o empresário, confirmando que o "boom" imobiliário vivido nos últimos anos, não acontecerá em 2011.

"Os investidores (portugueses, espanhóis) de fora estão demandando, mas o mercado (local) está mais seletivo", revela o Câmara. "Na Aldeota e no Meireles, o que lançarmos o mercado absorve", informa o empresário. Segundo ele, Dionísio Torres e Água Fria são outros bairros de Fortaleza de grande interesse dos setores da construção civil e imobiliário.

CARLOS EUGÊNIO
REPÓRTER