Diz um antigo ditado que os ventos e as ondas estão sempre do lado dos navegadores mais competentes. Se é assim, a praia do Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, está repleta de grandes peritos em tocar pra frente as oportunidades que surgem no cotidiano.
Atraídos pela perfeita interseção entre vento e mar, os estrangeiros foram chegando e fixaram ali suas pipas e pranchas. Os nativos se adaptaram às mudanças. O clima é de permanente harmonia e felicidade à luz do sol. Eis que o turismo brotou, virando protagonista do desenvolvimento no Cumbuco, como uma energia que se renova a cada novo dia. A praia agasalhada entre dunas brancas e emoldurada por coqueiral verdejante se expandiu e ganhou restaurantes e bares atraentes, com fina gastronomia e coquetéis exóticos.
As barracas de praia se remodelaram e aprimoraram o atendimento. A hotelaria acompanhou as exigências do mercado e investiu no requinte. Como resultado, Cumbuco entrou para o rol dos destinos mais procurados por quem visita o Ceará. Com a nova realidade, os cearenses voltaram a descobrir a praia, enquanto outros remodelaram seus cantinhos no destino para não ficar ao largo da modernidade e do novo tempo no Cumbuco, que muitos preferem chamar de pequeno território dos ventos.
Designações ou alcunhas à parte, o céu quase sempre azul da praia ganha, diariamente, as cores das pipas de kitesurf num convite a férias permanentes musicadas pelos sons da natureza, que atraem as pessoas, estimulam romances, aquecem paixões e eternizam amores.
Turismo em ebulição
Sol, praia, vento forte, requinte e diversão são alguns dos atributos que fazem da antiga vila de pescadores um dos lugares mais apreciados do Ceará
O vento não para de soprar forte e põe em ebulição o turismo no Cumbuco. A praia, considerada uma das mais belas do Ceará, deixou de ser apenas um destino para o popular bate-e-volta, comercializado por agências de receptivo de Fortaleza. Virou ponto de visita preferida, de preferência por vários dias, porque o Cumbuco é um destino pra curtir sem pressa e intensamente.
Antes singela vila de pescadores, a praia ganhou nova face com a chegada de estrangeiros atraídos pelo vento constante, os verdes mares e mais: lagoas, dunas branquíssimas, coqueiral, um cenário paradisíaco. Eles vieram para singrar pelas águas do Cumbuco e viabilizaram uma espécie de "boom" na infraestrutura do lugar por parte de empreendedores locais e também do exterior, de olho nos bons ventos do turismo.
O investimento na praia resultou numa nova cara para os equipamentos de receptivo. Bares e restaurantes transados surgiram, ganhando público cativo, e a hotelaria nunca esteve tão bem estruturada para apresentar-se na vitrine turística. A adequação às exigências de quem visita o lugar foi o ponto de partida para as mudanças. A infraestrutura aliou-se à natureza. O visitante agradece pela acolhida, enquanto os nativos reforçam a renda.
Um desses empreendedores é o holandês Roel Wtters. Depois de viajar por dois anos e meio pelo mundo, percorrendo 55 países, descobriu e apaixonou-se pelo Cumbuco. Ali, abriu uma pousada, restaurante e bar. Os negócios vão bem e ele nem pensa em partir porque a clientela só aumenta, formada sobretudo por kitesurfistas. Wetters aponta o Cumbuco como a Capital Mundial do Kite.
No tocante à hotelaria, hoje já são mais de 40 pousadas e hotéis no Cumbuco, alguns de categoria internacional, como o resort Vila Galé Cumbuco. A maioria está preparada para receber os apaixonados pelo kite e windsurf, contando, inclusive, com espaços adequados para a guarda dos equipamentos esportivos e escolas de kite para iniciantes, a exemplo do Duro Beach Hotel. Além disso, os atendentes dos empreendimentos são capacitados para o pronto atendimento e falam inglês e outros idiomas.
E novos empreendimentos estão surgindo na praia, como o Wai Wai Eco Residence, um condomínio residencial que tem o conceito de segunda moradia. Quando concluído, oferecerá inúmeros itens de lazer e serviços, como restaurantes, playground, quiosques, espaço zen, piscinas, bar molhado, fitness, SPA, pistas de cooper, quadras de tênis e campos de futebol gramados. Dividido em cinco fases de lançamento, o empreendimento terá sua primeira etapa apresentada ao mercado até o final do semestre.
Diversidade à mesa
A gastronomia no Cumbuco, a base de peixes e frutos do mar, mas acrescida de ingredientes e receitas trazidas do exterior, pode ser degustada em mais de 20 restaurantes. A diversidade é a palavra de ordem da culinária no destino pra pegar o visitante pela boca. Alguns espaços surpreendem por seu requinte gastronômico. Há também bares e restaurantes simples, mas que esbanjam charme e simpatia, seja na decoração ou nos pratos, num mix de culturas e temperos que vai além de peixes e mariscos.
O Muda Bar oferece ambiente agradável e bem planejado. O Açaí serve bons drinques e petiscos pra saborear, do açaí ao camarão. O Restaurante Velas do Cumbuco, além de bom cardápio, oferece redes para descanso ou para relaxar depois do almoço, enquanto o Restaurante O Gaúcho põe à mesa a famosa Costela de Ripa. Se destacam ainda o Sabor da Praia, o Manacá, o Hot Drinks e o 0031, com seu café da manhã.
O novo Cumbuco também aqueceu a demanda imobiliária. Hoje, 56% dos imóveis são do tipo apartamento. Destes, 48% são quitados. Além disso, um estudo recente revelou que de todos os proprietários ou pretensos donos de uma segunda residência no Cumbuco, 31% são empresários, 25% profissionais liberais, 18% funcionários de empresas privadas, 16% de públicas, 5% são autônomos, 3% militares e 2% aposentados. É a diversidade de gente que não abre mão do seu cantinho no paraíso praiano.
Proximidade
A distância de apenas 30 quilômetros de Fortaleza facilita o deslocamento até a praia, realizado por estrada em bom estado de conservação. O visual no caminho encanta e serve de prévia para o cenário paradisíaco que o visitante encontrará. Logo ele se dará conta de que o vento forte e constante foi o maior responsável pela transformação do Cumbuco.
E a metamorfose continua, reforçando a imagem de point para diversão e lazer, destino de férias inesquecíveis, principalmente para os amantes do kitesurf, que povoam a praia o ano inteiro, curtindo a brincadeira lúcida da pipa que flutua no ar, toca na água e multiplica a aventura. Eles asseguram que não há vento igual no mundo e se jogam ao mar ou na Barra do Cauípe, cenário formado pelo Rio Cauípe que deságua no oceano. Como reforço, há boas escolas de kite para apoio aos iniciantes do esporte.
Há quem garanta que a Barra do Cauípe é a mais bela paisagem do Cumbuco. O motivo seria o cenário de águas límpidas, coqueiral, mangue, dunas brancas e serras azuladas ao longe. Diante da paisagem, fica difícil admitir o contrário. Ali, barracas rústicas fazem o receptivo dos visitantes, que podem deitar-se em redes estrategicamente colocadas em pontos do espelho d´água.
No "centro" do Cumbuco, o visitante aproveita o mar de águas límpidas para banho e curte o visual a partir das barracas de praia, que oferecem cardápio variado e amplos guarda-sóis amarelos. A orla é o ponto de partida para passeios de jangada, cavalo, quadriciclos e jet sky. Uma opção de passeio radical ou tranquilo é circular de buggy pelas dunas até uma das lagoas do lugar. Pode ser a Lagoa do Parnamirim, do Banana, a maior do Cumbuco, ou a pequena Cristalina.
Apreciar o pôr do sol do alto de uma das dunas ou à beira-mar é outra energizante pedida na praia, num jeito todo especial de bem receber a noite. O agito se transfere do mar e das lagoas para restaurantes, pizzarias, churrascarias e creperias, que se transformam em "points" de jovens.
O saboroso cardápio, os drinques variados e a boa música animam a noite depois do dia de lazer. Uma brisa suave passeia pelo ambiente, anunciando o retorno do vento forte no novo dia, turbinando o turismo.
Saiba mais
Localização:
A praia do Cumbuco fica no município de Caucaia, a 30 km de Fortaleza
Como chegar:
De carro - Acesso pela CE 090
De ônibus - A empresa Vitória (4011.1299) liga Fortaleza a Cumbuco, diariamente, em diversos horários
Via receptivo - Agências de Fortaleza levam turistas até a praia, com ida pela manhã e retorno à tarde
Onde ficar:
Duro Beach (3318.7491)
Vila Galé (0800.2866606)
Pousada Cumbuco (8617.9119)
Meeting Point (8632.5487)
Hotel Itaca (9626.0606)
Kariri Beach (3133.5700)
Tendas do Cumbuco (3318.7522)
Eco Paradise (3318.7700)
Sunset Beach Cumbuco (3318.7293)
Arutam Hotel (3318.7170)
Cumbuco Guesthouse (8873.1219)
Pousada Brasita (3318.7347)
Pousada Maracujá (3318.7275)
Golfinho Hotel (3318.7444)
Onde comer:
Muda Bar, Açaí, Velas do Cumbuco, O Gaúcho, Sabor da Praia, Manacá, Hot Drinks, 0031, barracas de praia
Informes turísticos:
Secretaria do Turismo - 3342.2323
http://www.caucaia.ce.gov.br
Centro de Apoio ao Turista - 3318.1282
FERNANDO BRITO
REPÓRTER
Turismo em ebulição
Sol, praia, vento forte, requinte e diversão são alguns dos atributos que fazem da antiga vila de pescadores um dos lugares mais apreciados do Ceará
O vento não para de soprar forte e põe em ebulição o turismo no Cumbuco. A praia, considerada uma das mais belas do Ceará, deixou de ser apenas um destino para o popular bate-e-volta, comercializado por agências de receptivo de Fortaleza. Virou ponto de visita preferida, de preferência por vários dias, porque o Cumbuco é um destino pra curtir sem pressa e intensamente.
Antes singela vila de pescadores, a praia ganhou nova face com a chegada de estrangeiros atraídos pelo vento constante, os verdes mares e mais: lagoas, dunas branquíssimas, coqueiral, um cenário paradisíaco. Eles vieram para singrar pelas águas do Cumbuco e viabilizaram uma espécie de "boom" na infraestrutura do lugar por parte de empreendedores locais e também do exterior, de olho nos bons ventos do turismo.
O investimento na praia resultou numa nova cara para os equipamentos de receptivo. Bares e restaurantes transados surgiram, ganhando público cativo, e a hotelaria nunca esteve tão bem estruturada para apresentar-se na vitrine turística. A adequação às exigências de quem visita o lugar foi o ponto de partida para as mudanças. A infraestrutura aliou-se à natureza. O visitante agradece pela acolhida, enquanto os nativos reforçam a renda.
Um desses empreendedores é o holandês Roel Wtters. Depois de viajar por dois anos e meio pelo mundo, percorrendo 55 países, descobriu e apaixonou-se pelo Cumbuco. Ali, abriu uma pousada, restaurante e bar. Os negócios vão bem e ele nem pensa em partir porque a clientela só aumenta, formada sobretudo por kitesurfistas. Wetters aponta o Cumbuco como a Capital Mundial do Kite.
No tocante à hotelaria, hoje já são mais de 40 pousadas e hotéis no Cumbuco, alguns de categoria internacional, como o resort Vila Galé Cumbuco. A maioria está preparada para receber os apaixonados pelo kite e windsurf, contando, inclusive, com espaços adequados para a guarda dos equipamentos esportivos e escolas de kite para iniciantes, a exemplo do Duro Beach Hotel. Além disso, os atendentes dos empreendimentos são capacitados para o pronto atendimento e falam inglês e outros idiomas.
E novos empreendimentos estão surgindo na praia, como o Wai Wai Eco Residence, um condomínio residencial que tem o conceito de segunda moradia. Quando concluído, oferecerá inúmeros itens de lazer e serviços, como restaurantes, playground, quiosques, espaço zen, piscinas, bar molhado, fitness, SPA, pistas de cooper, quadras de tênis e campos de futebol gramados. Dividido em cinco fases de lançamento, o empreendimento terá sua primeira etapa apresentada ao mercado até o final do semestre.
Diversidade à mesa
A gastronomia no Cumbuco, a base de peixes e frutos do mar, mas acrescida de ingredientes e receitas trazidas do exterior, pode ser degustada em mais de 20 restaurantes. A diversidade é a palavra de ordem da culinária no destino pra pegar o visitante pela boca. Alguns espaços surpreendem por seu requinte gastronômico. Há também bares e restaurantes simples, mas que esbanjam charme e simpatia, seja na decoração ou nos pratos, num mix de culturas e temperos que vai além de peixes e mariscos.
O Muda Bar oferece ambiente agradável e bem planejado. O Açaí serve bons drinques e petiscos pra saborear, do açaí ao camarão. O Restaurante Velas do Cumbuco, além de bom cardápio, oferece redes para descanso ou para relaxar depois do almoço, enquanto o Restaurante O Gaúcho põe à mesa a famosa Costela de Ripa. Se destacam ainda o Sabor da Praia, o Manacá, o Hot Drinks e o 0031, com seu café da manhã.
O novo Cumbuco também aqueceu a demanda imobiliária. Hoje, 56% dos imóveis são do tipo apartamento. Destes, 48% são quitados. Além disso, um estudo recente revelou que de todos os proprietários ou pretensos donos de uma segunda residência no Cumbuco, 31% são empresários, 25% profissionais liberais, 18% funcionários de empresas privadas, 16% de públicas, 5% são autônomos, 3% militares e 2% aposentados. É a diversidade de gente que não abre mão do seu cantinho no paraíso praiano.
Proximidade
A distância de apenas 30 quilômetros de Fortaleza facilita o deslocamento até a praia, realizado por estrada em bom estado de conservação. O visual no caminho encanta e serve de prévia para o cenário paradisíaco que o visitante encontrará. Logo ele se dará conta de que o vento forte e constante foi o maior responsável pela transformação do Cumbuco.
E a metamorfose continua, reforçando a imagem de point para diversão e lazer, destino de férias inesquecíveis, principalmente para os amantes do kitesurf, que povoam a praia o ano inteiro, curtindo a brincadeira lúcida da pipa que flutua no ar, toca na água e multiplica a aventura. Eles asseguram que não há vento igual no mundo e se jogam ao mar ou na Barra do Cauípe, cenário formado pelo Rio Cauípe que deságua no oceano. Como reforço, há boas escolas de kite para apoio aos iniciantes do esporte.
Há quem garanta que a Barra do Cauípe é a mais bela paisagem do Cumbuco. O motivo seria o cenário de águas límpidas, coqueiral, mangue, dunas brancas e serras azuladas ao longe. Diante da paisagem, fica difícil admitir o contrário. Ali, barracas rústicas fazem o receptivo dos visitantes, que podem deitar-se em redes estrategicamente colocadas em pontos do espelho d´água.
No "centro" do Cumbuco, o visitante aproveita o mar de águas límpidas para banho e curte o visual a partir das barracas de praia, que oferecem cardápio variado e amplos guarda-sóis amarelos. A orla é o ponto de partida para passeios de jangada, cavalo, quadriciclos e jet sky. Uma opção de passeio radical ou tranquilo é circular de buggy pelas dunas até uma das lagoas do lugar. Pode ser a Lagoa do Parnamirim, do Banana, a maior do Cumbuco, ou a pequena Cristalina.
Apreciar o pôr do sol do alto de uma das dunas ou à beira-mar é outra energizante pedida na praia, num jeito todo especial de bem receber a noite. O agito se transfere do mar e das lagoas para restaurantes, pizzarias, churrascarias e creperias, que se transformam em "points" de jovens.
O saboroso cardápio, os drinques variados e a boa música animam a noite depois do dia de lazer. Uma brisa suave passeia pelo ambiente, anunciando o retorno do vento forte no novo dia, turbinando o turismo.
Saiba mais
Localização:
A praia do Cumbuco fica no município de Caucaia, a 30 km de Fortaleza
Como chegar:
De carro - Acesso pela CE 090
De ônibus - A empresa Vitória (4011.1299) liga Fortaleza a Cumbuco, diariamente, em diversos horários
Via receptivo - Agências de Fortaleza levam turistas até a praia, com ida pela manhã e retorno à tarde
Onde ficar:
Duro Beach (3318.7491)
Vila Galé (0800.2866606)
Pousada Cumbuco (8617.9119)
Meeting Point (8632.5487)
Hotel Itaca (9626.0606)
Kariri Beach (3133.5700)
Tendas do Cumbuco (3318.7522)
Eco Paradise (3318.7700)
Sunset Beach Cumbuco (3318.7293)
Arutam Hotel (3318.7170)
Cumbuco Guesthouse (8873.1219)
Pousada Brasita (3318.7347)
Pousada Maracujá (3318.7275)
Golfinho Hotel (3318.7444)
Onde comer:
Muda Bar, Açaí, Velas do Cumbuco, O Gaúcho, Sabor da Praia, Manacá, Hot Drinks, 0031, barracas de praia
Informes turísticos:
Secretaria do Turismo - 3342.2323
http://www.caucaia.ce.gov.br
Centro de Apoio ao Turista - 3318.1282
FERNANDO BRITO
REPÓRTER
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário