O Cumbuco é o lugar ideal para se aprender a praticar o Kite Surf, mas também é conhecido como um dos "hawaiis do kite surf" no mundo, por aqueles que querem praticar profissionalmente.
Vem pro Cumbuco - Hawaii do Kite Surf
O Cumbuco é o lugar ideal para se aprender a praticar o Kite Surf, mas também é conhecido como um dos "hawaiis do kite surf" no mundo, por aqueles que querem praticar profissionalmente.
Vento de até 50 km/h atrapalha pescadores e anima esportistas
Rider:Norber Prada
Foto: Cuka Lavoine
O tempo não está para saias. Com ventos que podem ultrapassar os 50 km/h, querer que tudo fique no lugar num passeio ao ar livre é querer demais. A época é de fortes rajadas no litoral cearense. Se em abril a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrava velocidade média de 14 Km/h, em julho já era o dobro. Agora, está sempre acima dos 30 Km/h.
E as ventanias cotidianas devem continuar até meados de novembro, segundo o meteorologista Vinícius Oliveira. “Principalmente durante a noite e a manhã”, cita. Ele explica que o fenômeno acontece sempre nesta época por causa de um sistema de alta pressão que está sobre o Oceano Atlântico. “Ele se aproxima da costa no período, favorecendo os ventos mais intensos”, resume.
A força da natureza é motivo de preocupação para pescadores. Dependentes das vontades do vento para trabalhar, quando as rajadas aumentam, trazem ondas fortes e, com elas, perigos. “Não é toda hora que dá pra trabalhar e ainda tem pouco peixe. A gente vai (para o mar) de manhã e volta no começo da tarde. Não dá para viajar, ficar de madrugada”, lamenta Osete Ribeiro de Alencar, 40, pescador desde a infância.
Apesar da dificuldade, que exige força e talento dos jangadeiros, é preciso enfrentar o mar. “A única solução é pescar. Essa é a nossa sobrevivência. Mas eu não passo a madrugada. É muito sacrifício, muito dolorido”, comenta João Batista do Nascimento, o “João de Preta”, orgulhoso dos 44 anos de pescaria nestes 58 de vida.
Riders: Milena Lima e Audrey Magalhaes
Foto: Talles Freitas
O “sufoco” foi sentido pelo pescador Jonas da Silva, 57, no começo da semana. Desde segunda-feira no mar, a volta pra casa ontem foi motivo de alívio. “É vento demais. E é difícil não ter notícia de acidente aqui em agosto”, diz.
Esportes
Preocupação para os pescadores, o vento é alegria de esportistas. Quem pratica esportes à vela comemora a força da natureza. “Esta é a melhor temporada de ventos no Ceará. Para quem quer aprender, recomendo que pratique à tarde, que o vento já foi dormir”, ensina Edson Ferreira da Silva, o Kong, instrutor há 30 anos.
ENTENDA A NOTÍCIA
Com a aproximação de um sistema de alta pressão atmosférica da costa nordestina, formam-se fortes rajadas de vento. O litoral cearense, estando no topo da região, é um dos mais afetados. Velocidade pode passar de 50 Km/h.Mariana Lazari
marianalazari@opovo.com.br
Demanda imobiliária cresce no Cumbuco (CE)
Volkswagen Kite Tour Cumbuco - Freestyle Pódio
Rally dos Sertões: Sol, areia e champagne
A 19ª etapa do Rally dos Sertões chegou, nesta quinta-feira, em terras cearenses e já começou a deixar alguns pilotos com as mãos no título. Entretanto, o rali só termina no começo da tarde de hoje, na Praia do Cumbuco, e esse tipo de competição tem por mania reservar surpresas e nenhum dos líderes quer falar sobre favoritismo ou vitória antes do tempo.
Foi o que aconteceu com o francês Cyril Despres. O motociclista quebrou o silêncio e elogiou o brasileiro Zanol que vem em 2º lugar, com apenas 2m28s de diferença. Ainda que sem perder a simpatia, o piloto vive o temor de sofrer um revés inesperado de último instante ou cometer um erro que o faça cair nas garras brasileiras.
O mesmo se repete entre os carros. O piloto da dupla Guilherme Spinelli/Youssef Haddad evita comemorar e se resume a dizer que está "cada vez mais perto".
Paulo Nobre e Felipe Palmeiro, os maiores vencedores dessa 19ª edição do Sertões - venceram cinco das nove etapas disputadas até agora -, também evitam qualquer previsão. "Estamos fazendo a nossa parte, agora é esperar o que dirão os deuses do rali", disse o piloto do carro Palmeirinha.
Nos quadriciclos, Tom Rosa vem trazendo, à frente de todos, a bandeira cearense para fincá-la na areia da Praia do Cumbuco e formalizar a sua conquista. O cearense tem mais de três horas de vantagem sobre o segundo colocado, o mineiro Leonardo Vieira Franco.
Este, por sua vez, está muito mais preocupado em segurar a vice-liderança, já que sofre um ataque impiedoso de outro cearense, Demontier Moura, a apenas 11m 50s de diferença.
Já a categoria Caminhões é dividida por outras duas sub-categorias. Entre os Leves, o Ford F-4000, que leva o navegador cearense Solon Mendes (junto com o piloto Edu Piano e o mecânico Oliveira) manteve 1h46m 14s de vantagem para o segundo. Com o título cada vez mais perto, o trio já entrou no Ceará controlando a vantagem.
Entre os caminhões pesados, a diferença entre os dois Mercedes Benz Atego que disputam a ponta é de 27m01s. A vantagem do trio Salvini/Bisi/Chwai, para a categoria, não é nada confortável e permite que o time composto por Azevedo/Broering/Pinto ainda sonhe em levantar o troféu em Cumbuco.
Acaba hoje
A etapa até a Praia do Cumbuco é curta e não muito complexa. Dificilmente irá alterar alguma coisa no resultado final da competição. Entretanto, o sucesso da 19ª etapa do Rally dos Sertões é senso comum entre organizadores e competidores, que já planejam voltar ao centro do Brasil para buscar o título nas praias cearenses em 2012.
Hoje, a caravana do rali vai em direção ao tão esperado e sonhado mar. Depois de tantos dias de sertão a visão do horizonte longínquo vai dar uma nova atmosfera a tudo o que já passou. São 271 Km totais, dos quais 86 Km cronometrados, sem nenhuma pegadinha.
Diário do grande ABC
Atualizado dia 18 de agosto de 2011
CUMBUCO
A vila de pescadores de Cumbuco é outra atração de Fortaleza e é um dos principais destinos de fim de semana dos moradores de capital. Os ventos constantes na região fizeram com que se tornasse praia preferida de praticantes de windsurfe e kitesurfe.
É lá também que saem os passeios de jangada e de bugue. Nesse último o roteiro curto passa na lagoa de Parnamirim para banho e descida no famoso esquibunda. Prepare-se para ter muito equilíbrio na pranchinha, caso contrário a chance de virar um bife à milanesa é grande. E haja areia na roupa de banho!
Contato:halleyturismo@hotmail.com
Link:http://www.dgabc.com.br/News/5907293/a-lua-e-a-estrela-de-canoa-quebrada.aspx
Eudázio Silva e Bruna Kajiya são os grandes campeões de Freestyle da primeira etapa do Volskwagen Kite Tour
Na Regata, vitória dos paraibanos Wilson Bodete e Nayara Licarião. Competição terminou no domingo (14/08), na Praia de Cumbuco, CE.
Disputas emocionantes e belas surpresas marcaram a primeira etapa do Volkswagen Kite Tour, que terminou no dia 14 de agosto (domingo), no Ceará. Para a alegria da torcida que compareceu em peso na Praia do Cumbuco, o pódio do Freestyle masculino foi dominado por atletas locais. Eudázio Silva foi o grande campeão, seguido por Tomás Teixeira e Ivanildo Ferreira. Entre as mulheres, Bruna Kajiya venceu a disputa, deixando Martina D’Eustáquio (CE) com a segunda colocação. Na Regata, domínio da Paraíba, com vitória de Wilson Bodete e Nayara Licarião.
“Estou mais feliz, principalmente por feito a final com o Tomás, um grande amigo. Batalhei muito pra conquistar este título e deu certo. Agora é hora de treinar ainda mais... Quero muito poder representar o Brasil no Mundial”, disse Eudázio, campeão brasileiro em 2009.
Vencedor da chave principal, Eudázio chegou a final podendo perder uma vez para seu desafiante. Porém, não foi preciso. Em uma disputa travada com o amigo Tomás Teixeira, o atleta de 18 anos mostrou muita habilidade e precisão em suas manobras e ficou com o título da etapa. Ivanildo Ferreira (CE) terminou em terceiro, seguido por Evandro Silva (CE).
Na categoria iniciantes, o título ficou com Set Teixeira, que também é de Cumbuco.
No feminino, apesar da vitória de Bruna, o grande destaque ficou por conta da cearense Martina Santos D´Eustáquio, que, com apenas 13 anos, terminou em segundo lugar na competição.
Neste domingo, a estreante do circuito estava iluminada. Das seis baterias vencidas, uma teve um gostinho especial: contra a carioca Carol Freitas, pentacampeã brasileira de Freestyle e Waves.
“Estou muito feliz por ter conquistado o segundo lugar no primeiro brasileiro que participo. Tenho treinado muito, mas não esperava vencer a Carol. Foi realmente incrível”, disse a cearense, que disputou a final contra Bruna Kajiya.
Na Regata, os paraibanos Nayara Licarião e Wilson Bodete, atuais campeões brasileiros, foram os grandes vencedores da primeira etapa. Durante estes quatro dias de competição, foram realizadas 10 provas. Nayara venceu todas as que disputou, enquanto Bodete cruzou 8 vezes a linha de chegada em primeiro.
“Foi a melhor etapa de já participei. Além das condições do mar e do vento estarem perfeitas, eu estava com um equipamento muito bom, o que com certeza fez toda a diferença”, disse Bodete.
Os únicos a desbancarem o paraibano foram Victor Adamo, o Pimpolho, que, venceu a última regata, e Ricardo Dutra (PB), mais rápido em uma das provas do sábado. Os dois terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
“Terminar em primeiro na última regata foi muito bom pois me estimulou e mostrou que tenho condições de brigar pelo título ”, disse Pimpolho.
Entre os masters, vitória de Luiz Nuno, que somou 88 pontos.
Foto:Arley NatalianoContato:halleyturismo@hotmail.com
Na categoria Waves, disputada na sexta-feira (12/8) o título ficou com os irmãos Milla e Fillipe Ferreira, que pela primeira vez subiram juntos no lugar mais alto do pódio. Com o resultado, os dois garantiram a liderança no ranking e quebraram a hegemonia de Guilly Brandão (SP) e Carol Freitas (RJ), pentacampeões brasileiros da modalidade.
Nesta temporada, o Volkswagen Kite Tour 2011, que oferece R$ 120.000,00 em prêmios, passará por cinco estados. Depois da etapa cearense, será a vez do Rio Grande do Norte receber as pipas coloridas, de 08 a 11 de setembro (Freestyle, Wave e Regata). De 06 a 09 de outubro, os atletas das categorias Wave e Freestyle vão enfrentar os ventos fortes de Florianópolis. Já a disputa na Regata acontece em Ilhabela (SP), de 27 a 30 de outubro. A grande final, que volta a reunir atletas de todas as modalidades, acontece no Rio de Janeiro de 15 a 19 de dezembro.
Foto:Arley Nataliano
Contato:halleyturismo@hotmail.com
Resultados.: Freestyle:Masculino:1- Eudázio Silva – CE |2- Tomás Teixeira - CE|3- Ivanildo Ferreira - CE|4- Evandro Silva - CE|5- Carlos Madson – CE. || Feminino :1- Bruna Kajiya – SP |2- Martina D´Eustáquio – CE |3- Carol Freitas - RJ|4- Stefânia dos Santos - CE|5- Samy Marins – SC. || Iniciante :1 – Set Teixeira – CE |2 – Carlos Mário – CE 3 – Erick - CE . ||Regata .:Masculino:1- Wilson Bodete – PB – 8 pontos |2- Victor Adamo – SP – 20 pontos|3- Ricardo Dutra – PB – 26 pontos|4- George Feitosa– PB – 29 pontos|5- Pedro Carvalho – PB – 29 pontos. ||Feminino:1- Nayara Licarião – PB – 8 pontos |2- Carol Freitas – RJ – 34 pontos|3- Luana do Anjos – CE – 38 pontos. || Master :1 – Luiz Nuno - 67 pontos|2 – Chicó Moura – 88 pontos|3 – Cristobal Saubidet – 91 pontos. || Waves .:Masculino:1- Fillipe Ferreira (RJ) |2 - Fábio Nunes (SC) |3- Anderson (PB) |3- Bruno Bordovsky (CE)|5 – Guilly Brandão (SP). || Feminino:1- Milla Ferreira (RJ) |2- Carol Freitas (RJ). || 3- Maria Angélica |3- Nayara Licarião (PB).
Campeonato Brasileiro de kite agita Cumbuco
Volkswagen Kite Tour com o vento a favor
Na tarde de ontem marcou o fim da 1ª etapa do Volkswagen Kite Tour 2011, o circuito brasileiro de kitesurf. Realizado na Praia do Cumbuco o evento reuniu a nata do esporte no Brasil e consagrou os cearenses, que conquistaram colocações de destaque na competição.
O maior exemplo disso foi o domínio total dos atletas do Ceará na categoria Freestyle, com Eudásio Silva e Tomáz Teixeira. Os kitesurfistas protagonizaram um duelo espetacular na última bateria do evento.
Tomáz Teixeira, que passou pela repescagem, chegou à final de maneira invicta. Contudo, ele não foi capaz de barrar a boa fase de seu amigo e companheiro de treinos Eudásio, que soube aproveitar bem os fortes ventos de sua cidade natal para impressionar os árbitros e levantar a torcida, que vibrava a cada manobra.
"Estou muito feliz com esse resultado. Agora, meu maior objetivo é buscar o título brasileiro de 2011, participar de todas as etapas do circuito mundial da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association) e buscar trazer para o Ceará o título de campeão mundial de Freestyle", comemorou Eudásio, sem esquecer dos seus planos.
Revelação
Entre as meninas a maior surpresa foi o bom resultado da atleta de Paracuru, Martina Santos. Com apenas treze anos, Martina já estava sendo apontada como revelação do circuito antes mesmo de conquistar a cobiçada vaga na final, onde a cearense acabou perdendo e ficou com o vice-campeonato.
Segundo a jovem competidora, ela não esperava um resultado tão expressivo e disse que adorou ficar amiga de Bruna Kajiya, a paulista campeã mundial vencedora do Freestyle Feminino da etapa.
Demais resultados
Na categoria Wave, modalidade em que os atletas realizam as manobras utilizando as ondas, aconteceu um fato curioso. Tanto o Masculino quanto o Feminino foram dominadas por uma dupla de irmãos, os cariocas Fillipi e Milla Ferreira. Ambos mostraram que estão bem sintonizados com as ondas e não deram chance para ninguém.
Na Regata o destaque ficou por conta dos paraibanos, que venceram tanto entre os homens como entre as mulheres. No Masculino quem se deu melhor foi o experiente Wilson Bodete. No Feminino, quem subiu no lugar mais alto do pódio foi Nayara Licarião. Os dois atletas já estão acostumados com os pódios têm um histórico de bons resultados no Ceará.
Circuito brasileiro
Nesta temporada, o Volkswagen Kite Tour passará por cinco estados. Depois da etapa cearense, será a vez do Rio Grande do Norte, Florianópolis (SC), Ilhabela (SP) e o Rio de Janeiro (RJ) receber as pipas coloridas e os principais atletas do kitesurf brasileiro
Dia dos pais
Os irmãos Fillipe e Milla Ferreira garantiram, ainda na sexta-feira, o presente antecipado de Dia dos Pais. Os cariocas comprovaram a excelente fase e deram para Francisco Frajola o título da categoria Wave -tanto na categoria Masculino quanto na Feminino - e a liderança do ranking brasileiro
Se por um lado o atleta Tomáz Teixeira teve de se contentar com o vice-campeonato, para muitos ele foi considerado campeão, principalmente para quem teve a oportunidade de participar das aulas oferecidas pelo evento e ministradas por ele em uma Clínica de Kitesurf, uma espécie de curso rápido, que foi voltado para participantes que nunca tiveram contato com o kitesurf. Segundo ele nos conta, gostou bastante da oportunidade de interagir com o público incentivando e mostrando que o kitesurf é um esporte fácil e seguro, desde que o aprendizado seja conduzido por profissionais especializados.
Para Célio Beleza, que também ministra aulas, procurar um profissional habilitado é importante não só para a segurança do aluno, mas também para a segurança dos banhistas já que uma utilização inadequada pode por em risco a vida de qualquer pessoa que esteja a um raio de 50m deste aluno. Segundo ele é comum que haja uma grande procura por aulas de kitesurf logo após um evento desse porte e na maioria das vezes, o que vai determinar se este aluno vai ou não virar um atleta é a qualidade da experiência que ele terá na aprendizagem. Uma aula inadequada pode até traumatizar o aprendiz que acabará o afastando da prática esportiva, ao passo que, uma experiência bem conduzida poderá criar mais um amante por este esporte que encontra no Ceará um dos melhores lugares para sua prática.
Nos quatro dias em que foi realizado a 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Kitesurf 2011 o Ceará se transformou oficialmente na Capital Brasileira do Kite reunindo atletas vindos de diversas partes do Brasil que estavam em busca dos títulos e dos R$ 120.000,00 em prêmios oferecidos na bolsa de premiação do circuito.
Novo destino
O circo do Volkswagen Kite Tour 2011 sai do Ceará para aportar no Rio Grande do Norte entre os dias 08 e 11 de setembro com as categorias Freestyle, Wave e Regata. Em outubro é a vez da etapa de Santa Catarina com a estreia de Florianópolis na competição entre os dias 06 e 09, nas categorias Wave e Freestyle. Na sequência, Ilhabela (SP) irá emprestar sua exuberância para servir de palco para o show dos melhores do Brasil na categoria Regata. E encerrando o circuito, os atletas se encontram pela quinta e última vez na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 19 de dezembro para definir os nomes dos campeões e das campeãs nas três categorias em disputa na competição. Até lá vamos torcer para que o Ceará possa manter sua hegemonia na categoria Freestyle e avançar nas demais categorias.
Link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1026680
Cumbuco: para desfrutar de dia e de noite
Foto: Arlley Nataliano
Porém, basta bater um pouco de perna pela antiga vila de pescadores para descobrir um outro lado a se explorar. Sim, o atual paraíso dos aficionados pelo kitesurf, de tanto receber visitantes de muitas nacionalidades acabou por oferecer uma noite movimentada por quem decide pernoitar por lá.
Ao redor da praça principal, existem bares e restaurantes simples, concordo, mas que esbanjam charme e simpatia, seja na decoração ou nos pratos que vão bem além de peixes e mariscos, e o mais interessante a preços ainda atrativos. São mais de 20 estabelecimentos de especialidades diversas: italiana, francesa, alemã e regional entre outras.
Assim, crepes, massas, saladas, carnes e até comida tailandesa, além de drinks variados vão, com certeza, animar a sua noite depois de um dia relaxando pelas areias ou em alguma chaise longue nas barracas mais descoladas; ou mesmo depois do colorido sobe e desce dos kites, se você for praticante do esporte.
Se o período for entre os meses de janeiro e fevereiro ou de meados de julho até o fim de agosto, bem ao lado, funciona o Bacana Bar, que nas noites de sábado sempre traz um DJ para te por pra dançar. Vamos lá?!
Atualmente, o Cumbuco conta com mais de 40 pousadas e hotéis a sua escolha.
Para viajar desde Fortaleza, além de carro, tem ônibus que faz o trajeto Beira Mar-Cumbuco por apenas R$ 5,00 aproximadamente. Divirta-se!
Fonte: Diário do NordesteLink:http://blogs.diariodonordeste.com.br/andarilho/viagens/cumbuco-para-desfrutar-de-dia-e-de-noite/
Aos 12 anos, garoto ganha inscrição e sonha com futuro no kitesurfe
Luan Lucas é um dos meninos de origem humilde da pequena região do Cumbuco, na cidade de Caucaia, no Ceará. Mas o garoto de 12 anos chama a atenção, apesar da baixa estatura. Sem dinheiro para participar da primeira etapa do Kite Tour 2011, circuito nacional de kitesurfe, ele ganhou a inscrição da organização do evento. Acabou eliminado ainda no qualify, o que não evitou que ele se destacasse e recebesse elogios de outros competidores.
O garoto aprendeu a velejar há apenas um ano e contou com o apoio da torcida local, em especial de um grupo de amigos, que corriam de um lado para o outro na areia durante a bateria.
- Eu ficava brincando aqui no "kite" e aí o pessoal começou a me ensinar. Minha mãe acha bom, é melhor do que ficar na rua. É isso que quero fazer da minha vida. Quero ser o melhor do mundo um dia – sonha Luan.
Nesta quinta-feira, Luan Lucas saiu da água com a alegria de uma criança que acabou de ganhar um presente. Aguardava ansioso pelo resultado e não escondeu a decepção quando soube que havia sido derrotado. Recebeu elogio dos amigos, que tentaram dar apoio.
- Ele é muito bom – disse um deles.
Segundo do ranking em 2010, o cearense Eudazio da Silva é o exemplo para Luan. Aos 18 anos, ele tem história parecida com a do menino, já que também é local do Cumbuco. Por isso mesmo, tenta ajudar como pode.
- Eu fico muito feliz de ver um garoto da região mesmo que está “quebrando” nas ondas. Isso afasta os meninos das coisas ruins, drogas, coisas que em todo canto tem. É um garoto que tem futuro. Nunca um menino deste tamanho fez as manobras que ele faz. A gente fica impressionado e feliz também. Já que me ajudaram muito quando comecei, hoje eu treino o Luan, ensino o que eu sei. O pessoal também sempre ajuda – contou Eudazio.
FONTE:http://globoesporte.globo.com/radicais/noticia/2011/08/aos-12-anos-garoto-ganha-inscricao-e-sonha-com-futuro-no-kitesurfe.html
O céu como aquarela
Os organizadores afirmam que, antes mesmo de começar, o circuito brasileiro já oferece motivos para comemorar. Isto porque o número de inscrições bateu o recorde de todas as edições anteriores, com destaque especial para as meninas, que esse ano definitivamente deixam de ser coadjuvantes para assumir o papel de protagonistas dentro do certame nacional.
Entre os favoritos que podiam ser vistos treinando no Cumbuco, destaque para o tri-mundial e pentacampeão brasileiro Guilly Brandão.
Acostumado a frequentar os pódios do Ceará, Guilly se diz bem confiante em um bom resultado. "O Ceará sempre me remete a boas lembranças, principalmente, de intermináveis dias de ótimo velejo. Gosto muito de vir para cá, seja para competir ou simplesmente para treinar neste paraíso para o kitesurf", declara Guilly, avisando que permanecerá no Estado por uma semana depois do término do campeonato para aproveitar a alta temporada de ventos.
Entre as meninas, quem podia ser vista circulando pelo evento era a campeã mundial Bruna Kajiya. Franca favorita a conquistar o título da etapa, Bruna também se declara uma fã incondicional do Ceará e afirma que as etapas realizadas aqui sempre são muito esperadas.
Até domingo, 14, a etapa cearense do Circuito irá transformar os céus do Cumbuco em uma verdadeira aquarela em movimento, com o colorido das pipas que vieram de diversas partes do Brasil para disputar a premiação de R$ 110 mil a ser distribuída entre os vencedores.
As disputas acontecem em frente ao Hotel Eco Paradise.
Elite
10 mil reais é a premiação a ser distribuída entre os vencedores da 1ª Etapa do Volkswagen Kite Tour 2011,que reúne os principais velejadores do País no momento
GEORGE NORONHA
ESPECIAL PARA O JOGADA
Vila Galé CUMBUCO é o hotel oficial do Rally dos Sertões 2011
A rede de hotéis Vila Galé apóia decisivamente a 19ª edição do evento “Rally dos Sertões 2011”, o maior rally disputado no Brasil. O resort Vila Galé Cumbuco, no Ceará, é o hotel oficial da competição, que começa hoje, dia 9, em Goiânia e termina no próximo dia 19, sexta-feira, quando de uma megafesta no resort localizado no litoral cearense.
As executivas Adriana Borges e Bruna Farias, representando a rede Vila Galé, participaram ontem (8), de um coquetel no Autódromo de Goiânia com a presença de Marconi Perillo, governador do Estado de Goiás. E hoje, dia da largada, recebem convidados no estande da rede, na área do Autódromo, para a largada da primeira etapa.
O Rally dos Sertões 2011 será composto por um roteiro de 4.026 quilômetros que serão percorridos nos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí, com chegada em Fortaleza, no Ceará, no dia 19 de agosto, após dez etapas. Aí, em ritmo de festa, comemoração e confraternização, Cumbuco será o cenário.
VW Kite Tour 2011 começa em Cumbuco, no Ceará
ATUALIZADO DIA 10 DE AGOSTO DE 2011
A praia de Cumbuco, no Ceará, recebe a partir desta quinta-feira os melhores kitesurfistas do Brasil para a abertura do circuito brasileiro 2011, o Volksvagen Kite Tour 2011. As disputas entre os dias 11 e 14 de agosto acontecem em três categorias: waves, regata e freestyle.
Considerado uma lenda viva do esporte, o paulista Guilherme Brandão, de 31 anos, é o número um do Wave no Brasil há cinco temporadas, além de acumular três títulos mundiais na categoria, e outros quatro no Freestyle. Para esta temporada, o paulista de Ilhabela pretende manter a invencibilidade, mas mantém a cautela quando o assunto são seus adversários.
- Estou muito ansioso para o início da temporada. Os ventos de Cumbuco são excelentes e sempre temos espaço para tentar novas manobras nas ondas de lá. A primeira etapa é sempre a de maior expectativa, porque ficamos muito tempo sem ver nossos adversários e sem ter noção do quanto evoluíram – diz Guilly, que tem entre seus adversários, Robertinho Vieira (BA), Fábio Nunes (SC) e Filipe Ferreira, o Frajolinha (RJ).
No feminino, Caroline Freitas briga pelo hexacampeonato brasileiro. Como Guilly, Carol também acumula títulos em sua carreira. Além de se destacar na categoria Wave, é pentacampeã nacional de Freestyle (2002, 2003, 2004, 2005 e 2009).
- O Ceará é um ótimo lugar para a prática de kite, lá já fui 10 vezes campeã, cinco vezes no Freestyle e as outras cinco no Wave. Estive no Cumbuco há um mês para treinar, o que me deixa mais confiante – afirmou Carol.
Nesta temporada, o Volkswagen Kite Tour 2011, que oferece R$ 120 mil em prêmios, passará por cinco estados. Depois da etapa cearense, será a vez do Rio Grande do Norte receber as pipas coloridas, de 8 a 11 de setembro (Freestyle, Wave e Regata). De 6 a 9 de outubro, os atletas das categorias Wave e Freestyle vão enfrentar os ventos fortes de Florianópolis. Já a disputa no Regata acontece em Ilhabela (SP), de 27 a 30 de outubro. A grande final volta a reunir atletas de todas as modalidades no Rio de Janeiro, entre os dias 15 a 19 de dezembro.
Os atletas que ainda quiserem participar da primeira etapa, devem se apressar. As inscrições poderão ser feitas através do site www.brasilkitetour.com.br. Uma realização da Dream Factory Sports e parte técnica a cargo da ABK e da CBVM, o Volkswagen Kite Tour 2011 tem o patrocínio da Volkswagen e apoio da Secretaria de Turismo de Caucaia.