Rally dos Sertões: Sol, areia e champagne

Atualizado dia 19 de agosto de 2011

Com pouca chance de ter seus resultados finais alterados, o maior rali do Brasil chega ao fim hoje, na Praia do Cumbuco

A 19ª etapa do Rally dos Sertões chegou, nesta quinta-feira, em terras cearenses e já começou a deixar alguns pilotos com as mãos no título. Entretanto, o rali só termina no começo da tarde de hoje, na Praia do Cumbuco, e esse tipo de competição tem por mania reservar surpresas e nenhum dos líderes quer falar sobre favoritismo ou vitória antes do tempo.

Foi o que aconteceu com o francês Cyril Despres. O motociclista quebrou o silêncio e elogiou o brasileiro Zanol que vem em 2º lugar, com apenas 2m28s de diferença. Ainda que sem perder a simpatia, o piloto vive o temor de sofrer um revés inesperado de último instante ou cometer um erro que o faça cair nas garras brasileiras.

O mesmo se repete entre os carros. O piloto da dupla Guilherme Spinelli/Youssef Haddad evita comemorar e se resume a dizer que está "cada vez mais perto".

Paulo Nobre e Felipe Palmeiro, os maiores vencedores dessa 19ª edição do Sertões - venceram cinco das nove etapas disputadas até agora -, também evitam qualquer previsão. "Estamos fazendo a nossa parte, agora é esperar o que dirão os deuses do rali", disse o piloto do carro Palmeirinha.



Ceará em destaque

Nos quadriciclos, Tom Rosa vem trazendo, à frente de todos, a bandeira cearense para fincá-la na areia da Praia do Cumbuco e formalizar a sua conquista. O cearense tem mais de três horas de vantagem sobre o segundo colocado, o mineiro Leonardo Vieira Franco.

Este, por sua vez, está muito mais preocupado em segurar a vice-liderança, já que sofre um ataque impiedoso de outro cearense, Demontier Moura, a apenas 11m 50s de diferença.

Já a categoria Caminhões é dividida por outras duas sub-categorias. Entre os Leves, o Ford F-4000, que leva o navegador cearense Solon Mendes (junto com o piloto Edu Piano e o mecânico Oliveira) manteve 1h46m 14s de vantagem para o segundo. Com o título cada vez mais perto, o trio já entrou no Ceará controlando a vantagem.

Entre os caminhões pesados, a diferença entre os dois Mercedes Benz Atego que disputam a ponta é de 27m01s. A vantagem do trio Salvini/Bisi/Chwai, para a categoria, não é nada confortável e permite que o time composto por Azevedo/Broering/Pinto ainda sonhe em levantar o troféu em Cumbuco.

Acaba hoje

A etapa até a Praia do Cumbuco é curta e não muito complexa. Dificilmente irá alterar alguma coisa no resultado final da competição. Entretanto, o sucesso da 19ª etapa do Rally dos Sertões é senso comum entre organizadores e competidores, que já planejam voltar ao centro do Brasil para buscar o título nas praias cearenses em 2012.

Hoje, a caravana do rali vai em direção ao tão esperado e sonhado mar. Depois de tantos dias de sertão a visão do horizonte longínquo vai dar uma nova atmosfera a tudo o que já passou. São 271 Km totais, dos quais 86 Km cronometrados, sem nenhuma pegadinha.



ZAHRI EL MALEK
ESPECIAL PARA O JOGADA

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário