Volkswagen Kite Tour com o vento a favor

Atualizado dia 16 de agosto de 2011
Com muitos atletas cearenses brilhando, chegou ao fim a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Kitesurf

Na tarde de ontem marcou o fim da 1ª etapa do Volkswagen Kite Tour 2011, o circuito brasileiro de kitesurf. Realizado na Praia do Cumbuco o evento reuniu a nata do esporte no Brasil e consagrou os cearenses, que conquistaram colocações de destaque na competição.

O maior exemplo disso foi o domínio total dos atletas do Ceará na categoria Freestyle, com Eudásio Silva e Tomáz Teixeira. Os kitesurfistas protagonizaram um duelo espetacular na última bateria do evento.

Tomáz Teixeira, que passou pela repescagem, chegou à final de maneira invicta. Contudo, ele não foi capaz de barrar a boa fase de seu amigo e companheiro de treinos Eudásio, que soube aproveitar bem os fortes ventos de sua cidade natal para impressionar os árbitros e levantar a torcida, que vibrava a cada manobra.


O bom desempenho nas águas de Cumbuco faz o Ceará partir na dianteira em busca do título nacional. Para não restar dúvidas, cinco atletas do estado encabeçam o ranking da categoria Freestyle. Eudásio Silva está na liderança, Tomaz Teixeira aparece em segundo, Ivanildo Ferreira, Evandro Silva e Carlos Madson completam, respectivamente, o Top-5.

"Estou muito feliz com esse resultado. Agora, meu maior objetivo é buscar o título brasileiro de 2011, participar de todas as etapas do circuito mundial da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association) e buscar trazer para o Ceará o título de campeão mundial de Freestyle", comemorou Eudásio, sem esquecer dos seus planos.

Revelação

Entre as meninas a maior surpresa foi o bom resultado da atleta de Paracuru, Martina Santos. Com apenas treze anos, Martina já estava sendo apontada como revelação do circuito antes mesmo de conquistar a cobiçada vaga na final, onde a cearense acabou perdendo e ficou com o vice-campeonato.

Segundo a jovem competidora, ela não esperava um resultado tão expressivo e disse que adorou ficar amiga de Bruna Kajiya, a paulista campeã mundial vencedora do Freestyle Feminino da etapa.

Demais resultados

Na categoria Wave, modalidade em que os atletas realizam as manobras utilizando as ondas, aconteceu um fato curioso. Tanto o Masculino quanto o Feminino foram dominadas por uma dupla de irmãos, os cariocas Fillipi e Milla Ferreira. Ambos mostraram que estão bem sintonizados com as ondas e não deram chance para ninguém.

Na Regata o destaque ficou por conta dos paraibanos, que venceram tanto entre os homens como entre as mulheres. No Masculino quem se deu melhor foi o experiente Wilson Bodete. No Feminino, quem subiu no lugar mais alto do pódio foi Nayara Licarião. Os dois atletas já estão acostumados com os pódios têm um histórico de bons resultados no Ceará.

Saiba mais

Circuito brasileiro

Nesta temporada, o Volkswagen Kite Tour passará por cinco estados. Depois da etapa cearense, será a vez do Rio Grande do Norte, Florianópolis (SC), Ilhabela (SP) e o Rio de Janeiro (RJ) receber as pipas coloridas e os principais atletas do kitesurf brasileiro

Dia dos pais

Os irmãos Fillipe e Milla Ferreira garantiram, ainda na sexta-feira, o presente antecipado de Dia dos Pais. Os cariocas comprovaram a excelente fase e deram para Francisco Frajola o título da categoria Wave -tanto na categoria Masculino quanto na Feminino - e a liderança do ranking brasileiro
Tomáz Teixeira ministra aulas

Se por um lado o atleta Tomáz Teixeira teve de se contentar com o vice-campeonato, para muitos ele foi considerado campeão, principalmente para quem teve a oportunidade de participar das aulas oferecidas pelo evento e ministradas por ele em uma Clínica de Kitesurf, uma espécie de curso rápido, que foi voltado para participantes que nunca tiveram contato com o kitesurf. Segundo ele nos conta, gostou bastante da oportunidade de interagir com o público incentivando e mostrando que o kitesurf é um esporte fácil e seguro, desde que o aprendizado seja conduzido por profissionais especializados.

Para Célio Beleza, que também ministra aulas, procurar um profissional habilitado é importante não só para a segurança do aluno, mas também para a segurança dos banhistas já que uma utilização inadequada pode por em risco a vida de qualquer pessoa que esteja a um raio de 50m deste aluno. Segundo ele é comum que haja uma grande procura por aulas de kitesurf logo após um evento desse porte e na maioria das vezes, o que vai determinar se este aluno vai ou não virar um atleta é a qualidade da experiência que ele terá na aprendizagem. Uma aula inadequada pode até traumatizar o aprendiz que acabará o afastando da prática esportiva, ao passo que, uma experiência bem conduzida poderá criar mais um amante por este esporte que encontra no Ceará um dos melhores lugares para sua prática.

Nos quatro dias em que foi realizado a 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Kitesurf 2011 o Ceará se transformou oficialmente na Capital Brasileira do Kite reunindo atletas vindos de diversas partes do Brasil que estavam em busca dos títulos e dos R$ 120.000,00 em prêmios oferecidos na bolsa de premiação do circuito.

Novo destino

O circo do Volkswagen Kite Tour 2011 sai do Ceará para aportar no Rio Grande do Norte entre os dias 08 e 11 de setembro com as categorias Freestyle, Wave e Regata. Em outubro é a vez da etapa de Santa Catarina com a estreia de Florianópolis na competição entre os dias 06 e 09, nas categorias Wave e Freestyle. Na sequência, Ilhabela (SP) irá emprestar sua exuberância para servir de palco para o show dos melhores do Brasil na categoria Regata. E encerrando o circuito, os atletas se encontram pela quinta e última vez na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 19 de dezembro para definir os nomes dos campeões e das campeãs nas três categorias em disputa na competição. Até lá vamos torcer para que o Ceará possa manter sua hegemonia na categoria Freestyle e avançar nas demais categorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário